Construção e reencontro - o ensino e a pesquisa das Literaturas Africanas nos cursos de Letras
Resumo
A trajetória das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: da época das utopias revolucionárias à crise atual dos paradigmas socialistas. O desencanto contemporâneo e as contradições do tempo presente. O ensino e a pesquisa das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa nas universidades brasileiras: análise das dificuldades e dos problemas pedagógicos. Caminhos ainda possíveis para realizar o trabalho com as Literaturas Africanas. A importância da leitura profunda da escritura literária, onde se encontram, submersos, os fragmentos significativos da História e os sonhos esquecidos no inconsciente coletivo, elementos indispensáve is à resistência cultural e política.Downloads
Referências
COUTO, Mia. Estórias abensonhadas. Lisboa: Caminho, 1994.
GUATTARI, Félix. Cartografias do desejo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos; o breve século XX, 1917-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995.
NETO, Agostinho. A voz igual; sagrada esperança. Luanda: UEA, 1973.
SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Cia das Letras, 1995.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".