A poesia moçambicana: gênese, crise e crítica
Resumo
O presente trabalho é tentativa de detectar as qualidades centrais da poesia moçambicana, tomando, como ponto de partida, as abordagens críticas sobre a mesma. Torna-se perceptível que o estudo das literaturas dos países em processo de descolonização tem sido vincado por uma certa virulência, resultante de paixões político-ideológicas. Não está em causa, aqui, a validade ou não-validade de tais "paixões": o que se busca é a apreensão dos critérios que, segundo os críticos, definem a face da poesia escrita em Moçambique. Para tanto, são enfocadas algumas contribuições críticas, seguidas do exame de ligeira amostragem da produção poética moçambicana.Downloads
Referências
BERMUDES, Nuno et al. Um olhar a Moçambique. In: SABINO, Joaquim et al. Moçambique 64; documentário da vida em Moçambique. Beira: Notícias da Beira, 1964.
CABRAL, Amílcar. A cultura nacional. In: CABRAL, Amílcar. A arma da teoria; unidade e luta. Lisboa: Serra Nova, 1978.
CRAVEIRINHA, José. Karingana ua Karingana. Lourenço Marques: Académia, 1974.
DIAS, João Pedro Grabato. A arca; ode didática na primeira pessoa. Lourenço Marques: Edição, do autor, 1971. Estrofes II, CI e CCC.
FERREIRA, Manuel. O reino de Caliban; antologia panorâmica de poesia africana de expressão portuguesa. Lisboa: Plátano, 1985.
KNOPFLI, Rui. A ilha de Próspero. Lourenço Marques: Minerva Central, 1972.
KNOPFLI, Rui. Mangas verdes com sal. In: KNOPFLI, Rui. Memória consentida. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1982.
LISBOA, Eugénio. Crónicas dos anos da peste. Lourenço Marques: Libraria Académica, 1973/1975, v. 1/2.
MARGARIDO, Alfredo. Entrevista a Calane da Silva e Nuno Cláudio dos Santos. Tempo, n. 806/808, mar./abr., 1986.
MARGARIDO, Alfredo. A poesia moçambicana e os críticos de óculos. In: MARGARIDO, Alfredo. Estudos sobre as literaturas das nações africanas de língua portuguesa. Lisboa: A Regra do Jogo, 1980.
SABINO, Joaquim et al. Moçambique 64; documentário da vida em Moçambique. Beira: Notícias da Beira, 1964.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".