Literatura e nação: releituras

  • Ivete Lara Camargos Walty PUC Minas
Palavras-chave: Literatura e nação, Wander Melo Miranda, identidade nacional, Drummond, Nava, Murilo Mendes, escritores mineiros, Narrativa e imaginário social, Histórias de maloca antigamente, Pichuvy Cinta Larga

Resumo

Com o objetivo de dialogar com o texto de Wander Melo Miranda "Literatura e nação", retomo antigas reflexões, relendo parte de minha tese de doutorado Narrativa e imaginário social; uma leitura de histórias de maloca antigamente, de Pichuvy Cinta-larga, em conjunção com depoimentos de outros índios, procurando observar sua relação com as narrativas memorialísticas dos escritores mineiros Drummond, Nava e Murilo Mendes. Em um momento em que, munidos de conceitos descentralizadores, tentamos pensar o mundo e o nosso lugar nele, seja enquanto indivíduo seja enquanto povo, pretendo ler, como um tipo de escrita da memória, narrativas tidas como monolíticas em sua estrutura mítica, tomando o jogo entre o individual e o coletivo, entre o familiar e o estranho, como um operador eficiente para se pensar a questão da identidade nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Trad. André Duarte. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. (Obras escolhidas)

FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura: globalização, pós-modernismo e identidade. Trad. Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Studio Nobel, 1997.

FORRESTER, Viviane. O horror econômico. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora da UNESP, 1997.

LEONEL, Leda et al. (Orgs.). Histórias de maloca antigamente; de Pichuvy Cinta Larga. Belo Horizonte: SEGRAC, 1988.

MIRANDA, Wander Melo. Corpos escritos. São Paulo: Editora da USP, 1992.

NOVAES, Adauto. Tempo e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

SOYA, Edward. Geografias pós-modernas. A reafirmação do espaço na teoria social crítica. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

WALTY, Ivete L. C. Narrativa e imaginário social; uma leitura de histórias de maloca antigamente, de Pichuvy Cinta Larga. São Paulo: USP, 1991. (Tese, Doutorado)

Publicado
27-03-1998
Como Citar
WALTY, I. L. C. Literatura e nação: releituras. Scripta, v. 1, n. 2, p. 140-146, 27 mar. 1998.