Forma e entonação: a repetição oracional em narrativas orais
Resumo
Este trabalho enfatiza a importância da melodia entoacional na caracterização de repetições oracionais. Argumenta-se que é preciso considerar tanto a forma quanto o contorno entoacional da oração repetida para que se possa chegar a uma descrição e a análises satisfatórias da sistemática repetição de orações num texto oral. Discute-se, ainda, a função concatenadora da oração repetida, seja ligando partes não contíguas de um texto, seja mostrando os limites entre segmentos oracionais distintos, mas inter-relacionados.Downloads
Referências
BRODY, J. Repetition as a rhetorical and conversational device in Tojolabal (Mayan). International Journal o f American Linguistics. Chicago: The University of Chicago, v. 52, n. 3, 1986.
DUTRA, Rosália. O discurso e a gramática: uma entrevista com Sandra Thompson. D.E.L.T.A. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 2 17-236, ag. 1193.
GRIMES, J. The thread of discourse. The Hague: Mouton, 1975.
HALLIDAY, M. A. K. & HASAN, R.. Cohesion in English . London: Longmann, 1976.
HOPPER, P. Aspect and fo regrounding in discourse. In: Syntax and Semantics. v. 12. Discourse and Syntax. New York: Academic Prcss, 1979.
LONGACRE, R. The paragraph as a grammatical unit. In: Syntax and Semantics. Discourse and Syntax. New York: Acadmic Press, vol. 12, 1979.
OCHS, E. Transcription as theory. In: OCHS E. & SCHIEFFELIN, (Org,). Developmental pragmatics. New York: Academics Press, 1979.
POLANYI, L. False starts can be true. In: Berkeley Linguistic Society, n. 4, 1978.
SCHULZE, M. e BIERI, D. Chaining and spotlighting: two types of paragraph boundary in Sunwar. In: Clause, Sentence and Discourse Patterns in selected languages of Nepal. Summer Institute of Linguistics. The University of Oklahoma, 1973.
TANNEN, D. Repetition and variation as spontaneous formulaicity in conversation. Language. v. 63, n. 3, 1987.
TANNEN, D. Talking voices; repetition, dialogue, and imagery in conversational discourse. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".