Notas sobre o conceito de protótipo e suas implicações para o ensino de gramática
Resumo
Este texto discute os conceitos de sujeito e objeto à luz da abordagem roschiana de protótipo. Alguns casos de sujeito e objeto desviantes do protótipo são analisados. Levanta-se ainda a hipótese de que os alunos terão mais dificuldade em identificar esses casos.Downloads
Referências
BITTENCOURT, Vanda de Oliveira. Da expressão da causatividade no português do Brasil; uma viagem no túnel do tempo. São Paulo: PUC, 1995. (Tese. Doutorado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas).
CHAFE, Wallace. Giveness, Contrastiveness, Definiteness, Subjects, Topics, and Point of View. In: LI, C.N. Subject and Topic. New York: Academic Press, 1976, apud PONTES, Eunice. O tópico no português do Brasil. Campinas: Pontes, 1987.
DECAT, Maria Beatriz Nascimento. Concordância verbal, topicalização e posposição de sujeito. Ensaios de Lingüística. Belo Horizonte : UFMG, n. 9, p. 9-48, dezembro, 1983.
GIVÓN, Talmy. Syntax; a functional-typological introduction. Amsterdam: John Benjamins Publishing, v. I, 1984.
GIVÓN, Talmy. Functionalism and grammar. Amsterdam: John Benjamins Publishing, 1995.
KEENAN, Edward L. Towards a universal definiton of subject. In: LI, C. N. (org.). Subject and topic. New York: Academic Press, 1976, apud PERINI, Mário A. Sintaxe portuguesa; metodologia e funções. São Paulo: Ática, 1989.
LIBERATO, Yara G. A estrutura do SN em português; uma abordagem cognitiva. Belo Horizonte: UFMG, 1997. (Tese Doutorado em Estudos Lingüísticos).
PERINI, Mário A. Sintaxe portuguesa; metodologia e funções. São Paulo: Ática, 1989.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1995.
PONTES, Eunice. S. L. Sujeito: da sintaxe ao discurso. São Paulo: Ática, 1986.
PONTES, Eunice. S. L. O tópico no português do Brasil. Campinas: Pontes, 1987.
ROSCH, E. On the internai structure of perceptual and semantic categories. In: MOORE, T. (ed.). Cognitive development and the acquisition oflanguage. New York: Academic Press, 1973 apud GIVÓN, T. Functionalism and grammar. Amsterdam: John Benjamins Publishing, 1995.
ROSCH, E. Human categorization. In: WARREN, N. (ed.). Advances in Cross-Cultural Psychology. London: Academic Press, 1975 apud GIVÓN, T. Functionalism and gram-mar. Amsterdam: John Benjamins Publishing, 1995.
SAID ALI, M. Gramática histórica da língua portuguesa. 6. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1966.
SARAIVA, Maria Elizabeth F. O objeto incorporado em português. Cadernos de Pesquisa. Belo Horizonte: NAPq, UFMG, n. 2, p. 72, janeiro, 1992.
SARAIVA, Maria Elizabeth F. Buscar menino no colégio: a questão do objeto incorporado em português. Campinas: Pontes, 1997.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".