Ironia romântica e modernidade em Viagens na minha terra

  • Lélia Parreira Duarte PUC Minas
Palavras-chave: Almeida Garrett, Viagens na minha terra, ironia romântica,

Resumo

O ensaio pretende analisar a enunciação de Viagens na minha terra, com o objetivo de discutir a fragmentação do texto, as constantes digressões, as referências ao leitor e às leituras do narrador, a exibiçãodos artifícios de construção textual e de reescrita, bem como o jogo entre o tempo do discurso e o do tempo da história e a mistura de gêneros, elementos que indicam a ironia romântica com que se constrói esse texto inaugural da Modernidade nas literaturas de língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVARENGA, Maria Elisa Parreira. Au délà de la sublimation. Paris: Université de Paris, 1991. p. 282-3 15: Le représentant de la rcprésentation. (Thèse de Doctorat Nouvcau Régime)

ALVES, Maria Theresa Abelha. O rouxinol e a rosa entre as coitas e ledices do amor-paixão. In: DUARTE, L. P. (Org). Para sempre em mim: homenagem à Prof'Ângela Vaz Leão. Belo Horizonte: CESPUC, 1999.

DUARTE, Lélia Parreira et al. O herói romântico: rebeldia e submissão. Boletim do Centro de Estudos Portugueses, Belo Horizonte: UFMG, n. 5, p. 51-73, jan./jun. 1981.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Trad. António Ramos Rosa. Lisboa: Portugália, [19--]. p. 17-33: Las meninas.

GARRETT, Almeida. Frei Luís de Sousa e as viagens na minha terra. (Dir. Apr. Antônio Soares Amora}. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1965. p. 139-379: Frei Luís de Sousa.

LACAN, Jaques. L'óbjet de la psychana lyse (seminário inédito). In: ALVARENGA, Maria Elisa Parreira. Au délà de la sublimation. Paris, 1991. p. 282-3 15: Le représentant de la représentation. (Thèse de Doctorat Nouvea u Régime}.

Publicado
08-10-1999
Como Citar
DUARTE, L. P. Ironia romântica e modernidade em Viagens na minha terra. Scripta, v. 3, n. 5, p. 102-107, 8 out. 1999.
Seção
Parte 1 - Dossiê Almeida Garrett