Almeida Garret: o texto, o intertexto e as margens do texto na representação do escritor

  • Maria Theresa Abelha Alves UEFS

Resumo

Almeida Garrett, em constante depoimento para textual, elaborou uma teoria estética que se firma na intertextualidade e se confirma pela recepção e representação de escritores. Figuras simeiras das letras portuguesas, tais como Bernardim Ribeiro, Gil Vicente, Luiz de Camões e Frei Luiz de Souza são convidados a habitarem, como vidas e como gráficas paradigmáticas, obras garrettianas. Com tais personagens, o escritor oitocentista centraliza seu projeto romântico literário-político-sentimental, propondo através da emergência de um "desejo biográfico" o próprio molde em que se molda: o perfil do artista pleno. Com tais personagens, efetua a correspondência entre a teoria estética e aprática poética, entre as margens do texto, o intertexto e o texto.

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Publicado
08-10-1999
Como Citar
ALVES, M. T. A. Almeida Garret: o texto, o intertexto e as margens do texto na representação do escritor. Scripta, v. 3, n. 5, p. 142-154, 8 out. 1999.
Seção
Parte 1 - Dossiê Almeida Garrett