Machado de Assis, da troca de mãos às coisas perdidas
Resumo
As crônicas de Machado de Assis funcionam esteticamente como alegorias modernas, no sentido de Walter Benjamin, de transição entre os resíduos de um modo de produção doméstico e manufaturado, para o industrial capitalista. Na crítica a ambos os modos, a crônica, como memória e esquecimento, recicla um corpo literário, orgânico, fantasmático, através das novas técnicas; ambiguamente progressista e antiprogressista. A dialética de seus movimentos e formas fragmentárias representa-se auto-consciente em seus hibridismos, através do desmembramento de um corpo cultural.Downloads
Referências
ANDRADE, Ana Luiza. Passagens de bond com Machado. Travessia. Florianópolis, n. 33, EDUFSC, 1997. p. 97- 101.
ANDRADE, Ana Luiza. Passagens de bond com Machado II: do rapé à cadeira elétrica. Travessia. Florianópolis, n. 34, EDUFSC, 1998a. p. 39-52.
ANDRADE, Ana Luiza. Da casa do romance ao xadrez de casas: formas industriais/texturasculturais. Revista lberoamericana, Pittsburgh, n. 64, 1998b. p. 182-183.
ANTELO, Raul. João do Rio: o dândi c a especulação. Rio de Janeiro: Livraria Taurus, Timbre Editora, 1989.
ASSIS, Machado de. Obras completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992. v. III. Miscelânea, p. 943-948: O jorna l c o livro.
ASSIS, Machado de. Obras completa s. Rio de Janeiro: ova Aguilar, 1992. v. III, A semana.
ASSIS, Machado de. Balas de esta lo, 14 de março de 1885, ed. Helena Paiva De Luca, 1998.
ASSIS, Machado de. Obras completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992. v. III. p. 948-960: Aquarelas.
ASSIS, Machado de. Semana Ilustrada. n. 3, 7 de abril de 1861. Livraria de F L. Pinto & Cia. (Biblioteca do Dr. José Mindlin).
ASSIS, Machado de. Obras completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992. v. TIL p. 963- 965: A reforma pelo jornal.
ASSIS, Machado de. Obras completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992. v. li. p. 703-708: Evolução.
ASSIS, Machado de. Obras completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992. v. III. p. 647-649: O sermão do diabo.
ASSIS, Machado de. Obras completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992. v. II. p. 436-440: Fulano.
BENJAMIN, Walter. Charles Baude1aire: um crítico no auge do capitalismo. Trad. José Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica. Trad. Sérgio Paulo Rouan et. São Paulo: Brasiliense, 1994. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica, p. 9-274. Prefácio Jeann e Marie Gagnebin.
BOLLE, Willi. Alegoria, imagens, tablcaux. In: NOVAIS, Adauto (Org.). Artepensamento. São Paulo: Cia . das Letras, 1992. p. 411 -432.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Cia . das Letras, 1992.
BUCK-MORSS, Susa n. The dialectics of seeing: Walter Benjamin and thc project of the arcades. Boston/Mass.: The MIT Press, 199 1. p. 7-25.
BUCK-MORSS, Susan. Estética e Anestética: o ensaio de Walter Benjamin sobre a arte reconsiderado. Travessia, Florianópolis, n. 33, EDUFSC, 1997.
CASCUDO, Luis ela Câmara. Cultura e civilização: pesqu isas c notas de etnogra fi a geral.
Belo Horizonte: Itatiaia, 1983.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1998.
DERRIDA, Jacques. Dar (el) tiempo: la moneda falsa. Trad. Cristina Peretti. Barcelona: Paidós, 1995.
DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx, o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova internacional. Trad. Ana Maria Skinner. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1993.
DERRIDA, Jacques. Of Grammatology. Baltimore and London: The Johns Hopkins University Press, 1978. Translator's Preface by Gayatri Spivak, p. 9-90.
GOUX, Jean-Joscph. Symbolic Economies after Marx and Freud. Trad. Jennifer Curtiss Cage. New York: Cornell University Press, 1990.
LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994.
MILLER, J-A. Logiqu e de la passe. Curso Inédito, Paris, 1994.
PELBART, Peter Pál. O tempo não-reconciliado. São Paulo: Perspectiva, 1998.
RIO, João do Rio. As religiões do Rio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1976.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".