Contos machadianos: radiografias psicossociais
Resumo
Este trabalho se propõe a analisar no conto de Machado de Assis, "Allmas agradecidas", duas metáforas - a máscara e a fenda -, as quais correspondem, respectivamente, à hipocrisia e à ascensão social recursos considerados imprescindíveis nas convenções sociais não só contemporâneas a Machado de Assis, quanto em toda a história da civilização humana, e aqui mostradas pelo autor através da ironia que é a principal marca estilística da singular obra machadiana.Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. Contos. São Paulo: Ática, 1994.
BOSI, Alfredo. Machado de Assis; o enigma do olhar. São Paulo: Ática, 1999. p. 73- 123: A máscara e a fenda.
COUTINHO, Afrânio. Machado de Assis na literatura brasileira. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1960.
PEREIRA, Lúcia Miguel. Machado de Assis; estudo crítico e biográfico. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988. p. 155- 165: Confissões.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".