Nas trilhas da sedução: Eça e Machado
Resumo
A comunicação propõe a leitura dos contos "No moinho" e "Uns braços", de Eça de Queirós e Machado de Assis, respectivamente, enquanto engendramentos narrativos direcionados por vertentes de significação distintas que o termo "seduzir" comporta. Nesse sentido, examina procedimentos e modos de ficcionalização de um e outro texto, procurando focalizar o tratamento da sedução em ambos os autores.Downloads
Referências
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Contos: uma antologia. São Paulo: Cia. das Letras, 1998, 2v.
BAUDRILLARD, Jean. A transparência do mal: ensaio sobre os fenômenos extremos. Trad. Estela dos Santos Abreu. Campinas: Papirus, 1990, p. 177.
BOSI, Alfredo. Machado de Assis: o enigma do olhar. São Paulo: Ática, 1999. p. 116-117.
DUARTE, Maria do Rosário da C. A inscrição da leitura na ficção queirosiana. O primo Basílio. 150 anos com Eça de Queirós. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE QUEIROSIANOS. 3. Anais... São Paulo: Centro de Estudos Portugueses, Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, FFLCH, USP, 1997, p. 348-354.
QUEIROZ, Eça de. Contos. Lisboa: Dom Quixote, 1989.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".