Fronteiras da modernidade
Resumo
Pretendo investigar, em dois romances de Machado de Assis - Dom Casmurro e Memórias póstumas de Brás Cubas - que o recurso ao memorialismo representa, em ambos, um procedimento ambíguo e fronteiriço: de um lado, a tentativa de preservar a tradição e os privilégios que ela assegura à classe dominante; de outro lado, a necessidade de adaptação aos novos paradigmas que emergem com a modernidade. Essa forma de ubiquidade temporal, em que a luta entre resistir às mudanças e a necessidade vital de adaptar-se a elas, impõe um locus fronteriço cuja visível consequência é o movimento oscilante entre museificar a tradição ou aceitar o desafio de entrar na modernidade.Downloads
Referências
ASSIS, Machado de J. M. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1959. Dom Casmurro. p. 727-870.
ASSIS, Machado de J. M. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1959. Memórias póstumas de Brás Cubas. p. 409-549.
ASSIS, Machado de J. M. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1959.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. Sobre o conceito da história, p. 222-232.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila et al. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar y salir de la modernidad. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1995.
FACIOLI, Valentim. Várias histórias para um homem célebre. In: BOSI, Alfredo et ai. Machado de Assis. São Paulo: Ática, 1982. p. 9-59.
FOUCAULT. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro; São Paulo: Forense Universitária, 1977.
HUYSSE , Andreas. Memórias do modernismo. Trad. Patrícia Farias. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.
SCHWARZ, Roberto. A nota específica. Folha de São Paulo, domingo, 22 de março de 1998, Caderno Mais, p. 6.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Cia. da Letras, 1990.
SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas cidades, 1992. p. 13-25: As idéias fora do lugar.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".