Descobrimentos portugueses: (des)integração do índio brasileiro
Resumo
A chegada dos portugueses às terras da América do Sul, como sabido, trouxe consigo significativas alterações nos quadros mentais dos europeus. A(s) forma(s) de percepção do indígena foi (foram) uma das mais desconcertantes delas. Desde então, a respeito dos desencontros e conflitos, multiplicados estudos, debates e textos vêm sendo produzidos. Todavia, dentre outros aspectos, importa enfatizar a necessidadede se romper com uma visão maniqueísta através da qual esses temassão, predominantemente, abordados pela historiografia. Assim, tornase imperiosa uma discussão interativa entre a europeização dos povos nativos sul-americanos e o processo de exclusão histórica desses últimos. Chamar a atenção para esse enfoque da questão é o objetivo da intervenção anunciada em epígrafe.Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BEOZZO, José Oscar. 500 anos de evangelização. In: Extensão. Belo Horizonte, v. 2, jun. 1992, p. 38.
BEOZZO, José Oscar. Diálogo da conversão do gentio: a evangelização entre a persuasão e a força.UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. et al. Congresso Internacional de História: Missionação portuguesa e encontro de culturas. Actas... Braga, Universidade Católica Portuguesa, 1993. v. 2.
CUNHA, Maria Manuela. Introdução a uma história indígena. In: CUNHA, Maria Manuela. (Org.). Históriados índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras/Secretaria Municipal de Cultura/FAPESP, 1992.
DIAS, José Sebastião da Silva. Os descobrimentos e a problemática cultura do século XVI. 2. ed. Lisboa: Presença. 1982.
GAMBINI, Roberto. O espelho índio; os jesuítas e a destruição da alma indígena. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988.
MONTEIRO, Jonh Manuel. As populações indígenas do litoral brasileiro no século XVI: transformação e resistência. In: PAULINO, Francisco Faria (Org.). Nas vésperas do mundo moderno: Brasil. Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1992.
NEVES, Luiz Felipe Baeta. O combate dos soldados de Cristo na terra dos papagaios: colonialismo e repressão cultural. Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 1978.
PINTO, João da Rocha. O olhar europeu: a invenção do índio brasileiro. In: PAULINO, Francisco Faria (Org.). Nas vésperas do mundo moderno: Brasil. Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1992.
PINTO, João da Rocha. A viagem; memória e espaço – a literatura portuguesa de viagens, os primitivos relatos de viagem ao Índico (1497-1550). Lisboa: Sá da Costa Ed., 1989. (Cadernos da Revista de História Enconómica e Social, n. 11-12).
VENTURA, M. da G. M. (Coord.). Viagens e viajantes no Atlântico Quinhentista. Lisboa: Colibri, 1996.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".