Visibilidade e arte em Eça de Queiroz

  • Maria de Lourdes A. Ferraz Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Eça de Queirós, realismo,

Resumo

Neste despretencioso artigo volto a um tópico já muito debatido: o realismo de Eça de Queiroz. Procuro demonstrar que Eça de Queiroznunca abandonou o realismo, sendo verdade o oposto: ele desenvolveu até ao fim o seu realismo; ou seja, a sua capacidade de mostrar. Mas não mostra apenas; faz o leitor sentir a visão das coisas como ele lhas mostra. Volto para isso a pequenos fragmentos de alguns textos bem conhecidos (1871, 1879, 1886, 1900) e defendo a idéia de que Eça deixou de lado um realismo programático e desenvolveu seu realismo como visibilidade de sentimentos, idéias e ações humanos.

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Referências

AUERBACH, Erich [1946]. Mimesis. La représentation de la réalité dans la littérature occidentale. Paris: Gallimard, 1968.

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Publicado
09-03-2001
Como Citar
Ferraz, M. de L. A. (2001). Visibilidade e arte em Eça de Queiroz. Scripta, 4(8), 121-127. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10401
Seção
Dossiê: Eça de Queirós