Gramaticalização de conectores no português do Brasil
Resumo
Este trabalho discute, com base em uma amostra de dados do discurso oral, a hipótese de que o deslocamento de uso do sintagma preposicional por causa de para por causa (de) que constitui um processo de gramaticalização de um novo conector para a expressão do elo de causalidade entre duas orações. Através da análise de diversas propriedades gramaticais, semânticas e discursivas das construções causais com o conector porque, o Sprep por causa de e a locução conjuntiva por causa (de) que, procura-se identificar a trajetória de incorporação de propriedades do conector pelo sintagma preposicional e o seu afastamento em relação à forma fonte.
Downloads
Referências
CHAFE, Wallace. Linking intonation units in spoken English. In: HAIMAN, J.; THOMPSON, S. Clause combining in grammar and discourse. Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 1988.
HEINE, Bernd; ULRIKE, Claudi; HÜNNEMEYR, Friederik. Grammaticalization: a conceptual framework. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
HOPPER, Paul; TRAUGOTT, Elizabeth. Grammaticalization. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
HOPPER, Paul. Some recent trends in grammaticalization. Annual Rev. Anthropological, n. 25, p. 217-236, 1996.
PAIVA, Maria da Conceição de. Empregos de porque no discurso oral. D.E.L.T.A. São Paulo, v. 11, n. 1, p. 27-40, fev. 1995.
PAIVA, Maria da Conceição de. Variação e especificidades funcionais no domínio da causalidade. Revista de Estudos da Linguagem. Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 89-108, jul./dez.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".