Relação com a escrita e percurso de inserção
Resumo
Oartigo procura explorar a relação com a escrita de jovens de Grenoble no final da escolaridade obrigatória e engajados em diferentes dispositivos da Missão de Inserção dos Jovens da Educação Nacional, com o objetivo de avaliar o impacto, no procedimento global de inserção profissional, do foco no domínio imperfeito que esses jovens têm da língua escrita. Trata-se de uma pesquisa empírica, que se apóia em entrevistas e observações. Os resultados da pesquisa permitem completar contribuições anteriores, evidenciando a permanência de certas representações e práticas concernentes à língua escrita. O trabalho contribui, também, para uma primeira avaliação da relação com a escrita de muitos jovens, que se sentem incomodados no ambiente escolar. Em relação a esses jovens, uma constatação se impõe: mesmo se suas relações com a “coisa escrita” continuam difíceis e conflituosas, seu investimento na escrita é real. As práticas existem e constituem pistas didáticas. Mas se o domínio da língua escrita é desejado a curto ou longo prazo,
é no interior de um projeto global de se recolocar na estrada, para sair do impasse escolar e profissional.
Downloads
Referências
BAHLOUL, J. Les faibles lecteurs: pratiques et représentations. In: POULAIN, M. (Dir.). Pour une sociologie de la lecture. Paris: Ed. du Cercle de la librairie, 1988. p. 103-124.
BLANCHET, Ph. La linguistique de terrain, méthode et théorie: une approche ethnosociolinguistique. Rennes: PUR, 2000. p. 89.
CHARLON, E. L’illettrisme est-il un problème pour l’entreprise? In: EL HAYEK, C. (Dir.). Illettrisme et monde du travail. Paris: La Documentation Française, 2000. p. 15-23.
CHARLOT, B. Le rapport au savoir en milieu populaire: une recherche dans les lycées professionnels de banlieue. Paris: Anthropos, 1999.
DABÈNE, M. L’adulte et l’écriture: contribution à une didactique de l’écrit en langue maternelle. Bruxelles: De Boeck Université, 1987.
DABÈNE, M. Le monde de l’écrit: pratiques et représentations. In: POUEYTO, J.-C. (Dir.), Illettrismes et Culture, Paris: L’Harmattan, 2000. p. 45-54.
FABRE, D. (Dir.). Par écrit. Ethnologie des écritures quotidiennes. Paris: La Maison des Sciences de l’homme, 1997.
FRIER, C. Portraits d’illettrés: au-delà des discours, quel message pour quelle société? In: BARRÉ-DE MINIAC, C.; LÉTE, B. (Ed.). L’illettrisme de la prévention chez l’enfant aux stratégies de formation chez l’adulte. Bruxelles: De Boeck Université, 1997.
FRIER, C. Presse et illettrisme: le regard de l’autre. In: BLIND, C.-F. (Dir.). L’illettrisme en toutes lettres. Charenton: Flohic, 1999. p. 15-20.
FRIER, C. Discours de presse et représentations sociales de l’illettrisme. Lire au Lycée Professionnel, n. 32, p. 14-16, 2000.
LAHIRE, B. Culture écrite et inégalités scolaires de “l’échec scolaire” à l’école primaire. Lyon: PUL, 1993.
LAHIRE, B. L’invention de l’“illettrisme”. Paris: La décourverte, 1999.
LECLERCQ, V. Face à l’illettrisme, enseigner l’écrit à des adultes. Paris: ESF, 1999.
LESCURE DE, E.; DARTIGUES, L. L’émergence de l’approche économique dans la problématique de l’illettrisme. In: EL HAYEK (Dir.). Illettrisme et Monde du Travail. Paris: La Documentation Française, 2000. p. 23-33.
DELAMOTTE-LEGRAND, R.; CALAME, F.; JORRO, A.; PENLOUP, M-C. Passages à l’écriture: un défi pour les apprenants et les formateurs. Paris: PUF, 2000.
VERMELLE, M.-C. La transformation des pratiques de travail par la formalisation: du discours aux réalités. In: EL HAYEK, C. (Dir.). Illettrisme et Monde du Travail. Paris: La Documentation Française, 2000. p. 75-87.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".