A oitava face do poeta: o amor natural - erotismo tardio ou alquimia do amor?
Resumo
Amor natural e filosofia natural. Lembrança de algumas das faces conhecidas do Poeta. A face velada: O Amor natural e hipertextualidade ostentada ou apenas simbolizada) – epígrafes e símbolos reiterados de substâncias arcanas em permanente transmutação (paródia ou homenagem à Alquimia?). Salomão, Platão, Ovídio, Camões e Blake. Metamorfoses e ritualização e mistérios da palavra e dos corpos amantes. Signos-símbolos medievais, renascentistas e neológicos. Onde e como o amor? Locus terrenus vs ilha dos amores. O fogo, o Sol, o Rei, o homem; a água, a Lua, a Rainha, a mulher. A Rosa. Fauna e flora: natureza animal do Sol (masc.) e natureza vegetal da Lua (fem.). Caos e cosmologia. Gênese da obra e origem divina do amor. Conjunctio e androginia da filha (ou obra) do poeta-filósofo. O ciclo do amor que leva à morte, purificação e júbilo e, de novo, à fermentação, fixação... e renascimento.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. In: SARAIVA, Arnaldo. Uma pedra no meio do caminho; biografia de um poema. Rio de Janeiro: Ed. Do Autor, 1967.
ANDRADE, C. Drummond de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1973.
ANDRADE, C. Drummond de. O Amor natural; poesia erótica. Lisboa: Europa-América, 1993.
BARBOSA, Rita de Cássia. Crônicas de um falso Drummond. Boletim Bibliográfico da Biblioteca Mário de Andrade. São Paulo, v. 46, n. 1/4, p. 117-140, jan./dez., 1985.
BARBOSA, Rita de Cássia. (Sel.). Crônicas de Antônio Crispim no Minas Gerais (1930-1931). São Paulo, v. 46, n. 1-4, p. 159-169, jan./dez., 1985.
BARBOSA, Rita de Cássia. Poemas eróticos de C. Drummond de Andrade. São Paulo: Ática, 1987.
MYLIUS, J. D. Anatomia auri. Frankfurt, 1628.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".