Textos e telas em diálogo intersemiótico
Resumo
Uma prática desenvolvida em algumas obras de Mário Cláudio consiste no diálogo entre a literatura e as artes plásticas. Partindo de um breve passeio por tais obras, estuda-se a narrativa “O rosto e a casa”, em que a trajetória da mulher portuguesa, ao longo dos tempos, e as circunstâncias histórico-culturais que a condicionaram se contam através do perfil de cinco mulheres ligadas às letras, na interface com telas da pintora barroca Josefa de Óbidos.
Downloads
Referências
ALONSO, Dámaso. Poeta ao divino. In: Poesia espanhola. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1960, p. 165-200.
ARNHEIM, Rudolf. Intuição e intelecto na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
CALABRESE, Omar. Natureza morta. In: Como se lê uma obra de arte. Lisboa: Edições 70, 1997. p. 21-33.
CLÁUDIO, Mário. Vestígios da Raça. Texto para catálogo da Exposição de Rui Aguiar. Galeria JN, fev. 1982.
CLÁUDIO, Mário. Amadeo. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984.
CLÁUDIO, Mário. Olga e Cláudio. Porto: Edições Afrontamento, 1984.
CLÁUDIO, Mário. A fuga para o Egipto. Lisboa: Quetzal Editores, 1987.
CLÁUDIO, Mário. Três livros. In: Uma coroa de navios. Porto: Editorial Inova, 1992. p. 9-11.
CLÁUDIO, Mário. Alexandre ou Palas Ateneia. In: Itinerários. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993. p. 47-53.
CLÁUDIO, Mário. Frans Snyders, soberania da noite. In: Itinerários. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993. p. 61-65.
CLÁUDIO, Mário. E Kay? Ou a descida da cruz. In: Itinerários. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993. p. 137-147.
CLÁUDIO. Mário. Emerenciano ou o teor das actas. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1989.
CLÁUDIO, Mário. O rosto e a casa. Convergência Lusíada, Rio de Janeiro, Real Gabinete Português de Leitura, n. 12, p. 219-232, 1995.
CONTARDI, Bruno. Prefácio. In: ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 1-9.
MELO, Dom Francisco Manuel de. Carta de guia de casados. Porto: Editorial Domingos Barreira, 19--.
SERRÃO, Vítor (Coord.). Catálogo da exposição Josefa de Óbidos e o tempo barroco. Lisboa: Printer Portuguesa, 1993.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".