A obsessão das sombras ou culto do fragmento e pulverização da identidade no teatro de Raul Brandão

  • Renata Soares Junqueira
Palavras-chave: Raul Brandão, Teatro português, Teatro moderno, Personagem dramática, Personagem-fragmento.

Resumo

Este artigo pretende rastrear determinados procedimentos modernos que marcam a construção das personagens na obra dramática do escritor português Raul Brandão (1867-1930). Trata-se de apontar de que maneira o culto do fragmento se projeta na pulverização das personagens, que amiúde parecem refletir-se umas às outras, como se de uma mesma personagem sempre se tratasse (o que o teatro brandoniano quer encenar é, afinal, o drama do indivíduo em luta com a sua própria sombra).

 

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Biografia do Autor

Renata Soares Junqueira

A obsessão das sombras ou culto do
fragmento e pulverização da identidade
no teatro de Raul Brandão*

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Publicado
15-10-2003
Como Citar
JUNQUEIRA, R. S. A obsessão das sombras ou culto do fragmento e pulverização da identidade no teatro de Raul Brandão. Scripta, v. 7, n. 13, p. 137-161, 15 out. 2003.
Seção
Dossiê: Literatura e outros discursos