O espanto da palavra: sobre a poesia atópica de Altino Caixeta de Castro
Resumo
Este ensaio busca rastrear a poesia de Altino Caixeta de Castro a partir do conceito grego de atopia, com o propósito de evidenciar que sua pluralidade, seu permanente trânsito em diferentes correntes poéticas, seu fascínio pelo novo, conjugado com o respeito criativo pela tradição, não nos permitem classificá-lo em um topos literário definitivo.
Downloads
Referências
BAILLY, A. Dictionnaire Grec-Français. Paris: Librairie Hachette, 1950.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1973.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
CASTRO, Altino Caixeta de. Cidadela da rosa: com fissão da flor. Brasília: Horizonte, 1980.
CASTRO, Altino Caixeta de. Diário da rosa errância e prosoemas. Brasília: Escopo, 1989.
MACIEL, Maria Esther. Do espanto da palavra e outras perplexidades – conversa com Altino Caixeta de Castro. Revista Alpha, Patos de Minas, n. 3, p. 11-21, nov. 2002.
MACIEL, Maria Esther. O cemitério de papel: sobre a atopia do Eu, de Augusto dos Anjos. Belo Horizonte, 1990. Dissertação (Mestrado em Letras) – UFMG.
PAES, José Paulo. Os perigos da poesia e outros ensaios. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997.
PEREIRA, Isidro. Dicionário grego-português e português-inglês. Porto: Livraria Apostolado da Imprensa, 1969.
PINTO, Júlio Machado. Diário da rosa errância: quando as listras do tigre são letras. Minas Gerais; Suplemento Literário. Belo Horizonte, n. 1.165, 18 de maio de 1991.
ROSENFELD, A. A costela de prata de Augusto dos Anjos. In: Texto/contexto. São Paulo: Perspectiva, 1969. p. 263-270.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".