Abordagens da leitura
Resumo
Este trabalho tem por objetivo evidenciar as abordagens da leitura da Lingüística Aplicada, tanto na pesquisa quanto no ensino da leitura ao longo de vinte e cinco anos de pesquisa sobre o assunto nesse campo. Na primeira parte do texto, examinamos as transformações teórico-metodológicas da pesquisa na área; na segunda, focalizamos as transformações no campo didático, reconstituindo as abordagens didáticas mediante a análise de texto em três livros didáticos com a finalidade de determinar o perfil de leitor pressuposto nos manuais, comparando-o com a caracterização do sujeito leitor na pesquisa.
Downloads
Referências
BARTHES, R. Elements of semiology. London: Cape, 1967.
GOUGH, P. B. One second of reading. In: SINGER, H.; RUDDELL, R. B. (Org.). Theoretical models and processes of reading. Delaware: International Reading Association,
HEATH, S. B. Ways with words. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
KLEIMAN, A. B. Modelos teóricos: fundamentos para o exame da relação teoria e prática na leitura. In: KLEIMAN, A. B. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes, 1989.
KLEIMAN, A. B. Vinte anos de pesquisa sobre a leitura. In: ROSING, T.; BECKER, P. (Org.). Ensaios. Passo Fundo: UPF, 2000.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images. The grammar of visual design. London: Routledge, 1995.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
VIEIRA, J. A. Novas perspectivas para o texto: uma visão multissemiótica. Ms. 2004. (Inédito).
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".