O texto: lugar de encontro entre a língua natural e a arte literária
Resumo
Considerando o texto literário como o lugar de encontro entre a língua natural e a arte verbal, este trabalho faz uma análise estilística de um poema de Carlos Drummond de Andrade, “Festa no brejo”, publicado em Alguma poesia (1930). Descodificando as metáforas e interpretando os valores conotativos dos significantes em função do momento da criação do poema, a análise procura fazer uma leitura não só do enunciado mas também da enunciação, de modo a construir uma alegoria de sentido político historicamente datada.
Downloads
Referências
ALONSO, Martin. Ciencia del lenguaje y arte del estilo. Madrid: Aguilar, 1955.
ANDRADE, Carlos Drummond. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964.
BALLY, Charles. Précis de stylistique. Genève: Eggimann, 1905.
CÂMARA Jr., Joaquim Mattoso. Contribuição à estilística portuguesa. Rio de Janeiro: Org. Simões, 1953.
VOSSLER, Karl; SPITZER, Leo; HATZFELD, Helmut. Introducción a la Estilística romance. Traducción y notas de Amado Alonso y Raimundo Lida. Buenos Aires: Ed. Coni, 1942.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".