O Brasil é longe daqui? Poder e exceção em Grande sertão: veredas
Resumo
Osurgimento dos catrumanos, em Grande sertão: veredas, desencadeia uma série de reflexões pessimistas e de pressentimentos apocalípticos por parte de Riobaldo. A partir da análise deste episódio e dos outros em que está envolvida aquela gente de “estranhoso
aspecto”, é questionada a possibilidade de aplicar a figura jurídica do “estado de exceção” não só aos catrumanos mas também ao personagem de Zé Bebelo, que parece ter com eles uma relação peculiar, baseada, justamente, numa exclusão radical e fundadora.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer. Il potere sovrano e la nuda vita. Torino: Einaudi, 1995.
AGAMBEN, Giorgio. Stato di eccezione. Torino: Bollati Boringhieri, 2002.
BOLLE, Willi. “Grande Sertão: Cidades”: In: Revista da USP, n. 24, p. 80-93, dez./fev. 1994/1995.
CUNHA, Euclides da. Um paraíso perdido. Ensaios, estudos e pronunciamentos sobre a Amazônia. Org. por L. Tocantins. Rio de Janeiro: J. Olympio – Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos, da Cultura e do Desporto do Governo do Estado do Acre, 1986.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 15. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1982.
SERRES, Michel. Genèse. Paris: Grasset, 1982.
SPERBER, Suzi Frankl. Guimarães Rosa: signo e sentimento. São Paulo: Ática, 1982.
STARLING, Heloisa. Lembranças do Brasil. Teoria, política, história e ficção em Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Revan/Ucam/Iuperj, 1999.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".