Um olhar em direção à narrativa contemporânea moçambicana
Resumo
Um olhar em direção a ficção moçambicana contemporânea, procurando traçar um breve perfil da produção de alguns de seus principais escritores. Ao mesmo tempo, busca-se destacar os aspectos que aproximam suas obras e também os que as singularizam no
panorama literário moçambicano. Constata-se, assim, que a ficção moçambicana contemporânea vem produzindo textos de primeira ordem cada vez mais influenciados por modelos nacionais, o que aponta para um estágio fundamental na superação da dependência, revelando a maturidade e a força dessa ficção.
Downloads
Referências
AMÂNCIO, Irís. Aquele por quem se espera: a tensa recepção do discurso poético ideológico de Agostinho Neto na contemporaneidade. In: Scripta, Editora PUC Minas, v. 6, n. 12, p. 325, 2001.
BHABHA, Homi. Locais da cultura. In: O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998. p. 22.
CANCLINI, Nestor. Noticias recientes sobre la hibridación. Rio de Janeiro: Aeroplano/Museu de Arte Moderna, 2000. p. 60-82.
CANDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987. p. 153.
CHABAL, Patrick. Vozes moçambicanas. Lisboa: Vega, 1994.
CHIZIANE, Paulina. Niketche. Lisboa: Caminho, 2002.
CHIZIANE, Paulina. O sétimo juramento. Lisboa: Caminho, 2000.
COUTO, Mia. Estórias abensonhadas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
CRAVEIRINHA, Jose. Karingana ua karingana. Lisboa: Edições 70, 1982.
FONSECA, Maria Nazareth Soares. Presença da literatura brasileira na África de língua portuguesa. In: LEÃO, Ângela Vaz (Org.). Contatos e ressonâncias. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2003.
KHOSA, Ungulani Ba Ka. Ualalapi. Lisboa: Caminho, 1991.
LABAN, Michel. Moçambique: encontros com escritores. Porto: Fund. Eng., Antonio de Almeida, 1998.
LEITE, Ana Mafalda. Literaturas africanas e formulações pós-colonias. Maputo: Imprensa Universitária, Universidade Eduardo Mondlane, 2003. p. 69.
MOMPLÉ, Lília. Stress. In: SAÚTE, Nelson (Org.). As mãos dos pretos. Lisboa: Dom Quixote, 2000.
MUECKE, D. C. A ironia e o irônico. Col. Debates. S. Paulo: Perspectiva, 1995, p. 73.
NOA, Francisco. A metafísica do grito. In: SOUSA, Noémia. Sangue negro. Maputo: Aemo, 2001.
SAÚTE, Nelson. As mãos dos pretos. Lisboa: Dom Quixote, 2000.
SECCO, Carmen. Mia Couto e a incurável doença de sonhar. In: SEPÚLVEDA, M. do Carmo; SALGADO, M. Teresa (Org.). África e Brasil: letras em laços. Rio de Janeiro: Atlântica, 2000. p. 265.
VIEIRA, Luandino. João Vêncio: os seus amores. Lisboa: Edições 70, 1981.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".