Estudos gramaticais: diferentes epistemologias e distintas metodologias

Palavras-chave: Linguística, Linguística aplicada.

Resumo

Apresentação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arabie B Hermont, PUC Minas

Possui doutorado (2005) e mestrado (1999) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e graduação em Letras (1997) e Comunicação Social (1989) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e da Graduação em Letras e Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É Professora do Departamento de Letras da PUC Minas, instituição na qual ministra disciplinas de graduação (no curso de Letras e de Pedagogia) e de pós-graduação (lato e strictu sensu). Atua no Colegiado do Departamento de Letras. É coordenadora e pesquisadora do grupo de pesquisa ?Estudos em Linguagem e Cognição? ? ELINC. Conduz pesquisas e orienta alunos nas áreas de sintaxe, psicolinguística (considerando tanto a aquisição de linguagem por parte de pessoas sem problemas nesse processo e por parte de indivíduos com déficit linguístico, quanto a perda linguística, notadamente a afasia). É organizadora e autora de um dos capítulos do livro: ?Linguagem e Cognição ? Diferentes perspectivas? (Ed. PUC Minas) e do livro: ?Gerativa: (inter)faces de uma teoria?. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em sintaxe, morfologia e léxico, fonologia e alfabetização. Tem ainda interesse nas áreas de aquisição da linguagem, problemas na aquisição da linguagem e perda da linguagem. Em decorrência de estudos com déficit específico de linguagem oral tem ainda pesquisado os processos de aquisição da leitura e escrita em tal síndrome. Atua em três distintos projetos: ?Traços formais na gramática mental de indivíduos com e sem déficit de linguagem e a leitura e a escrita por parte de pessoas com déficit gramatical?, ?Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português? e Aprendizagem da leitura e da escrita por parte de adultos com deficiência intelectual (sendo este último um projeto de pesquisa e de extensão).

Ev'Angela Batista Rodrigues de Barros, PUC Minas
Licenciada em Letras pela UFMG e em Pedagogia pelo IEMG, concluiu Mestrado em Letras (1992) e Doutorado em Estudos Linguísticos (2006), ambos pela UFMG. Professora Adjunta IV da PUC Minas, atua principalmente nas seguintes áreas: morfologia, sintaxe, leitura e produção textual, sociolinguística, alfabetização e letramento, formação docente. Integrante do corpo docente e/ou da coordenação de diversos cursos de Pós Graduação lato sensu da PUC Minas, que têm a lingua(gem) e/ou o ensino como eixos norteadores: Leitura e Produção de Texto; Português para Profissionais; Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento; Gramática da Língua Portuguesa; Ensino de Língua Portuguesa; Revisão de Textos, entre outros. Desempenhou diversas funções correlatas à docência ? Coordenação de Estágios (2007 a 2010), Colegiado do Curso de Letras (SG,/2005 a 2007). Dedica-se também a atividades na Extensão ? coordena Programa Escola Integrada (parceria com a SMED BH desde 2011) e é Coordenadora de Publicações e Produções Acadêmicas da Pró-reitoria de Extensão. Na pesquisa, integra grupos que se dedicam à linguística aplicada, à constituição da língua portuguesa e à formação docente. Participou da equipe de projeto estruturador da SEE-MG, com a orientação de docentes via blogs eletrônicos ? PDP (2007 a 2010), tendo lecionado educação básica (ensino médio) até 2011. Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID PUC Minas, em parceria com a Capes. Membro do Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de Professores da PUC Minas e do Conselho Diretor do Instituto de Ciências Humanas. Coordenadora adjunta do CESPUC - Centro de Estudos Luso-Afro-Brasileiros da PUC Minas.

Referências

CASTILHO, Ataliba Teixeira. A Nova Gramática do Português Brasileiro. In: Revista Philologus. Ano 16, N° 47. Rio de Janeiro: CiFEFiL, maio/ago. 2010.

CHOMSKY, N. The minimalist program. Cambridge: MIT Press, 1995.

GOLDBERG, A. Constructions: a construction grammar approach to argument structure. Chicago; London: The University of Chicago Press, 1995.

SALOMÃO, Maria Margarida. Gramática das Construções: a questão da integração entre sintaxe e léxico. Revista Veredas n.6, vol.1, pp.63-74. Juiz de Fora: UFJF, 2002.

Publicado
01-08-2016
Como Citar
Hermont, A. B., & Barros, E. B. R. de. (2016). Estudos gramaticais: diferentes epistemologias e distintas metodologias. Scripta, 20(38), 8-25. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12858

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>