Revoluções da linguagem no campo da literatura
Resumo
Este texto discute momentos significativos da Negritude francesa a partir da referência a dois poemas - um de René Depestre, outro de Aimé Césaire - que trazem para a cena literária questões relacionadas com os movimentos de afirmação da identidade negro-africana. A partir dos poemas referidos, pensados como emblema das tensões vividas pela literatura em situações de enfrentamento à opressão colonialista, este texto distende seu campo de reflexão para observar outras revoluções que se expõem no modo como alguns textos das literaturas africanas de língua assumem as relações entre escrita e oralidade.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".