Maria Isabel Barreno - O feminino em construção
Resumo
O presente estudo destina-se a fornecer uma visão global da obra de Maria Isabel Barreno, ressaltando as principais isotopias que a compõem. Na primeira fase destaca-se a atenção dada à precária condição da mulher e sua correspondente exploração conjugal e social; na tentativa de superar esse universo disfórico e castrador, a autora põe, num determinado momento, a tônica na construção de mundos alternativos, onde sobressaem aspectos afins da ficção científica; finalmente, em duas obras, Crónica do tempo e O senhor das ilhas, ela reconstrói o passado, reflexiva e criticamente.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".