A reconceptualização da metáfora em "Ensaio sobre a lucidez" de José Saramago
Resumo
A reconceptualização da metáfora em Ensaio sobre a lucidez é uma reflexão sobre o modo como a metáfora se operacionaliza no discurso. De como as expressões idiomáticas (expressões compósitas) são transformadas de novo em expressões metafóricas (expressões componenciais). A incidência da análise focaliza-se na apreciação de como a expressão idiomática volta a ganhar a sua energia criadora e o primeiro impulso que a pôs em circulação.Tendo por fundamento as teorias da anáfora (ampliada) e da reconceptualização, mostra-se que o sentido comunicado não é mais do que o questionamento da relação do homem com o mundo por meio de cenários metafóricos que só a língua permite instaurar.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".