Estratégias identitárias no continente americano: "americanidad", "américanité", "americanidade" e a ausência de "americanity"
Resumo
Em um continente marcado pela heterogeneidade e por enormes diferenças em diversas esferas, o conceito de americanidade toma por empreitada a difícil missão de conceber um substrato cultural americano capaz de romper a fragmentação e os limites fronteiriços inerentes à noção de "cultura nacional". Circulando pela América Hispânica (americanidad), pelo Quebec (américantté) e pelo Brasil (americanidade), o conceito e suas variantes apresentam, entretanto, intrincadas dinâmicas internas de inclusão e exclusão, de abertura e fechamento, de atração e repulsão. Através da análise de textos teóricos, comerciais de TV e filmes, e trazendo à tona a pouco explorada relação cultural Canadá - América Latina, tentaremos lançar luz às complexas estratégias identitárias que determinam a cartografia do conceito americanidade ao redor do continente.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".