O exílio pátrio e identitário: contribuições literárias de "Portagem", de Orlando Mendes, e "Milandos de um sonho", de Bahassan Adamodjy, para uma sociologia da emigração/imigração moçambicana

  • Sheila Khan Universidade de Manchester/CES, Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Hibridismo identitário, Aculturação, Narrativas de vida e de identidade

Resumo

Neste artigo, procura-se discutir, sob o ponto de vista socioliterário, as narrativas de vida e de identidade de imigrantes moçambicanos na diás­pora Portugal/lnglaterra (KHAN, 2004). Desse modo, pretende-se trans­portar para o terreno deste trabalho as contribuições literárias de Portagem, de Orlando Mendes (1981), e Milandos de um sonho, de Bahassan Adamodjy (2001), autores moçambicanos, assim como o contributo teórico/metodológico emergente da sociocrítica (ANGENOT, 1992; DANTAS, 2000; DUCHET, 1979), isto é, o estudo da sociabilidade do texto e da relação sociedade/literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
30-01-2017
Como Citar
KHAN, S. O exílio pátrio e identitário: contribuições literárias de "Portagem", de Orlando Mendes, e "Milandos de um sonho", de Bahassan Adamodjy, para uma sociologia da emigração/imigração moçambicana. Scripta, v. 11, n. 20, p. 137-154, 30 jan. 2017.
Seção
Artigos