O exílio pátrio e identitário: contribuições literárias de "Portagem", de Orlando Mendes, e "Milandos de um sonho", de Bahassan Adamodjy, para uma sociologia da emigração/imigração moçambicana
Resumo
Neste artigo, procura-se discutir, sob o ponto de vista socioliterário, as narrativas de vida e de identidade de imigrantes moçambicanos na diáspora Portugal/lnglaterra (KHAN, 2004). Desse modo, pretende-se transportar para o terreno deste trabalho as contribuições literárias de Portagem, de Orlando Mendes (1981), e Milandos de um sonho, de Bahassan Adamodjy (2001), autores moçambicanos, assim como o contributo teórico/metodológico emergente da sociocrítica (ANGENOT, 1992; DANTAS, 2000; DUCHET, 1979), isto é, o estudo da sociabilidade do texto e da relação sociedade/literatura.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".