Poéticas urbanas para o terceiro milênio: um epos para o Rio de Janeiro

  • Valeria Rosito Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave: Literatura brasileira

Resumo

Este artigo elege a poética de Rogério Batalha como uma voz renovadora na cena carioca de passagem de milênio. Especialmente em Melaço (2002) e “Cidade Fundida” (2012), o poeta transfigura a sensibilidade à violência urbana e aos imensos contrastes que oprimem a cidade do Rio de Janeiro em linguagem polifônica, e nos obriga a lidar sinestesicamente com riscos e perigos na cidade-poema recriada. Ao contrário de recorrer à poesia ensimesmada do gueto, seus poemas dialogam produtivamente com figuras e tradições literárias precedentes na busca por enfrentamentos do indizível, criando uma épica para a capital carioca. Sua matéria prima é composta de interrogações, repetições, aliterações e expressões parentéticas, além de um vasto repertório lexical de antíteses que recriam, na palavra, os entrechoques urbanos que, não raro, naturalizamos.

Palavras-chave: Poesia contemporânea. Rogério Batalha. Cidades. Rio de Janeiro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Rosito Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Profa. de Literatura Brasileira na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa GEDIR - Gênero, Discurso e Imagem. Interesses de Pesquisa: Carolina Maria de Jesus; estudos de gênero; Linguagem Visual e Cinematográfica;

Referências

AGAMBEN, Giorgio. “O que é o contemporâneo?” In: ___. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

ARISTÓTELES. HORÁCIO. LONGINO. A poética clássica. Trad. Jaime Bruna. 7. ed. São Paulo: Cultrix, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1981.

BAKHTIN, Mikhail. E Volochínov, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem; problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12. Ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BANDEIRA, Manuel. “O bicho” https://espacoluau.wordpress.com/2013/07/19/breve-reflexao-sobre-um-poema-de-manuel-bandeira/ Acesso em 20 out 2017.

BATALHA, Rogério. “Cidade fundida”. In: ROSITO, Valeria (org.). Cidade fundida: tal centro, qual periferia? Rio de Janeiro: EDUR, 2012.

BATALHA, Rogério. Melaço. Rio de Janeiro: Bizu, 2002.

BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilade técnica”. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura; obras escolhidas, v. I. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, pp. 165-196.

BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito da história”. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura; obras escolhidas, v. I. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, pp. 223-232.

CASTRO ALVES, Antônio Frederico de. Vozes d’África [1868]. Disponível em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/calves02.html>. Acesso em: 20 fev. 2012.

Publicado
21-12-2018
Como Citar
FERREIRA, V. R. Poéticas urbanas para o terceiro milênio: um epos para o Rio de Janeiro. Scripta, v. 22, n. 46, p. 63-74, 21 dez. 2018.