Matilde Serao e A Conquista de Roma
Resumo
Partindo do conceito de cidade-capital de Solà-Morales (2002) este artigo traz uma leitura das transformações sofridas pela cidade de Roma após ter sido proclamada capital da Itália em 1870, na visão da escritora e jornalista Matilde Serao no romance La conquista di Roma (A conquista de Roma) publicado em 1885. Entre outras coisas ela critica o processo de modernização da cidade que, em favor de uma equiparação às demais capitais europeias da época, sacrificava seu passado histórico e artístico para se adaptar às exigências de seu novo status. O protagonista do romance, em flâneurie pelas ruas da cidade, observa sua paisagem e descreve sua inquietação ao se adaptar à nova vida na metrópole.
Downloads
Referências
ANDREOTTI, Giuliana. Ipotesi sui concetti di paesaggio geografico e di paesaggio culturale. In: CALDO, Costantino; GUARRASI, Vincenzo (Org.). Beni culturali e geografia. Bologna: Pàtron, 1994, p. 39-57.
AUGIAS, Corrado. Le trasformazioni di una città in continuo movimento. In: BELLECCA, Paola et alii. Vita in comune: fotografie di Roma dall’Archivio dell’Ufficio Stampa del Campidoglio. Roma: Gangemi Editore, 2007, p. 33-35.
BAGNOLI, Vincenzo. Lo spazio del testo: paesaggio e conoscenza nella modernità letteraria. Bologna: Edizioni Pendagron, 2003.
BARBANERA, Marcello. Idee per una storia dell’archeologia classica in Italia dalla fine del Settecento al dopoguerra. 2001, p. 1- 18. Disponível em: http://www.bibar.unisi.it/sites/www.bibar.unisi.it/files/testi/testiqds/q49-50/04.pdf. Acesso em 26 jun 2017.
BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. In: ___. Poesia e prosa. Trad. Aurélio Buarque de Hollanda et alii. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006, p. 851-881.
BENJAMIN, Walter. O flâneur. In: ___. Obras Escolhidas III. Trad. José Carlos Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995, p. 33-63.
BERTONI, Clotilde; FUSILLO, Massimo. Tematica romanzesca o topoi di lunga durata? In: MORETTI, Franco. Il romanzo. Vol. IV: Temi, luoghi, eroi. Torino: Einaudi, 2001, p. 31-58.
CECCARELLI, Luigi. Negozi al Corso. In: CECCARELLI, Luigi; BECCHETTI, Piero. Roma in vetrina: un secolo di commercio al Corso. Roma: Colombo, 2001, p. 14-22.
CHABOD, Federico. Storia della politica estera italiana dal 1870 al 1896. 2ª ed. Roma-Bari: Laterza, 1990.
FRONTALONI, Elena; PEDULLÀ, Gabriele. I luoghi della cultura in Roma capitale. In: LUZZATTO, Sergio; PEDULLÀ, Gabriele. Atlante della letteratura italiana: romanticismo a oggi. Vol. III. Torrino: Einaudi, 2012, p. 309-328.
JACINI, Francesco. Discorso pronunciato dal senatore Jacini nella tornata del 23 gennaio del 1871 per disposizioni relative al trasferimento della capitale a Roma. Firenze: Senato del Regno, 1871.
LANDO, Francesco. Fatto e finzione: geografia e letteratura. Milano: Etaslibri, 1993.
RELPH, Edward. Place and placeness. London: Pion, 1976.
RESTUCCI, Amerigo. L’immagine della città. In: ROSA, Asor. (Org.) Letteratura italiana, storia e geografia. Vol. III. Torino: Einaudi, 1989, p. 170-220.
ROUX, Onorato. La prima regina d’Italia nella vita privata, nella vita del paese, nelle lettere e nelle arti. Milano: Carlo Aliprandi Editore, 1901.
SENNET, Richard. The conscience of the eye: the design and social life of cities. New Yor: Alfred A. Knopf, 1990.
SERAO, Matilde. La conquista di Roma. 1ª ed. Firenze: G. Barbèra Editori, 1885.
SIMMEL, Georg. Le metropoli e la vita dello spirito. Trad. Paolo Jedlowaki. 2ª ed. Roma: Armando Editore, 1996.
SOLÀ-MORALES, Ignasi. Territorios. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.
TRAMONTI, Ulisse. Roma liberty: Teatro Ambra Jovinelli. In: SPEZIALI, Andrea. (Org.) Italian Liberty: una nuova stagione dell’art nouveau. Forlì: CartaCanta Editore, 2015, p. 53-56.
VANCE, Norman. The Victorians and Ancient Rome. Oxford & Cambridge: Wiley, 1997.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".