Cenas cariocas: a teatralidade dos espaços em três contos de Machado de Assis

  • Claudia Barbieri Masseran Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Palavras-chave: Literatura brasileira, Machado de Assis, Literatura e cidade, Representação urbana,

Resumo

A cidade do Rio de Janeiro apresenta-se como uma das principais personagens machadianas. Perscrutou-lhe os bairros, os largos, as praças, as ruas, avidamente. Dedicou-lhe tantas páginas, com tão variadas feições, que a cidade multiplicou-se literariamente. Entre os muitos recursos estilísticos empregados por Machado de Assis (1839-1908) na constituição dos seus espaços narrativos, sejam eles urbanos ou não, destaca-se, sobretudo, o uso recorrente da composição cênica. Marcações e fragmentações de cena, dramaticidade textual, cortes narrativos são alguns dos elementos que corroboram a construção teatral dos espaços. Para o entendimento da teatralidade presente nesse processo compositivo, o trabalho elege três contos pertencentes ao volume Várias Histórias, publicado em 1896, como corpus de análise: “A cartomante”, “O diplomático” e “Mariana”.

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Biografia do Autor

Claudia Barbieri Masseran, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Professora adjunta de Literatura Portuguesa no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), junto ao Departamento de Letras e Comunicação (DLC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora (2012) e Mestre (2008) em Estudos Literários na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Arquiteta e urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC, Bauru – Unesp, 2005). Tanto a dissertação, quanto a tese, versaram sobre as relações entre a cidade de Lisboa e a obra do escritor José Maria Eça de Queiroz, aproximando a cidade oitocentista do texto literário queiroziano. Em 2017, concluiu o pós-doutoramento na FCLAr/UNESP com a pesquisa "O teatro alegre, a farsa ligeira: dramaturgia, urbanidade e crítica em Gervásio Lobato", tendo sido bolsista da FAPESP e da CAPES em períodos distintos. No pós-doutoramento, entre 2015 e 2016, foi pesquisadora visitante do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Temas de pesquisa: representações de espaço e cidade na literatura, construção de imagem urbana e urbanidade literária na obra do escritor português Eça de Queiroz (1845-1900), teatro naturalista português, com ênfase na obra do dramaturgo Gervásio Lobato (1850-1895).

Referências

ASSIS, Machado de. “A cartomante”. In: ASSIS, Machado de. Várias Histórias. Rio de Janeiro: H. Garnier; Paris: H. Garnier, 1904, pp.3-19.

ASSIS, Machado de. “O diplomático”. In: ASSIS, Machado de. Várias Histórias. Rio de Janeiro: H. Garnier; Paris: H. Garnier, 1904, pp.169-187.

ASSIS, Machado de. “Mariana”. In: ASSIS, Machado de. Várias Histórias. Rio de Janeiro: H. Garnier; Paris: H. Garnier, 1904, pp.191-207.

ASSIS, Machado de. História de quinze dias. São Paulo: Globo, 1997 (a). (Obras completas de Machado de Assis)

ASSIS, Machado de. Notas semanais. São Paulo: Globo, 1997 (b). (Obras completas de Machado de Assis)

MACEDO, Joaquim Manuel de. Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro; Belo Horizonte: Garnier, 1991. (Coleção Imagens do Brasil, vol.1)

PINHEIRO, Eloísa Petti. Europa, França e Bahia: difusão e adaptação de modelos urbanos (Paris, Rio e Salvador). Salvador: EDUFBA, 2002.

Publicado
21-12-2018
Como Citar
BARBIERI MASSERAN, C. Cenas cariocas: a teatralidade dos espaços em três contos de Machado de Assis. Scripta, v. 22, n. 46, p. 49-62, 21 dez. 2018.