Cenas cariocas: a teatralidade dos espaços em três contos de Machado de Assis
Resumo
A cidade do Rio de Janeiro apresenta-se como uma das principais personagens machadianas. Perscrutou-lhe os bairros, os largos, as praças, as ruas, avidamente. Dedicou-lhe tantas páginas, com tão variadas feições, que a cidade multiplicou-se literariamente. Entre os muitos recursos estilísticos empregados por Machado de Assis (1839-1908) na constituição dos seus espaços narrativos, sejam eles urbanos ou não, destaca-se, sobretudo, o uso recorrente da composição cênica. Marcações e fragmentações de cena, dramaticidade textual, cortes narrativos são alguns dos elementos que corroboram a construção teatral dos espaços. Para o entendimento da teatralidade presente nesse processo compositivo, o trabalho elege três contos pertencentes ao volume Várias Histórias, publicado em 1896, como corpus de análise: “A cartomante”, “O diplomático” e “Mariana”.Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. “A cartomante”. In: ASSIS, Machado de. Várias Histórias. Rio de Janeiro: H. Garnier; Paris: H. Garnier, 1904, pp.3-19.
ASSIS, Machado de. “O diplomático”. In: ASSIS, Machado de. Várias Histórias. Rio de Janeiro: H. Garnier; Paris: H. Garnier, 1904, pp.169-187.
ASSIS, Machado de. “Mariana”. In: ASSIS, Machado de. Várias Histórias. Rio de Janeiro: H. Garnier; Paris: H. Garnier, 1904, pp.191-207.
ASSIS, Machado de. História de quinze dias. São Paulo: Globo, 1997 (a). (Obras completas de Machado de Assis)
ASSIS, Machado de. Notas semanais. São Paulo: Globo, 1997 (b). (Obras completas de Machado de Assis)
MACEDO, Joaquim Manuel de. Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro; Belo Horizonte: Garnier, 1991. (Coleção Imagens do Brasil, vol.1)
PINHEIRO, Eloísa Petti. Europa, França e Bahia: difusão e adaptação de modelos urbanos (Paris, Rio e Salvador). Salvador: EDUFBA, 2002.
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