Cidade e literatura: um encontro com Raskólnikov nas ruas de São Petersburgo

  • Heloísa Alves Braga Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Palavras-chave: Cidade. Dostoiévski. Conflitos e mudanças. Ficção e realidade.

Resumo

Sabendo que a cidade é um lugar de encontros e desencontros, vários autores da literatura universal a utilizaram como estratégia narrativa capaz de “unir” ficção e realidade em um ambiente de constantes mudanças e transformações. Dostoiévski seguiu também por estas veredas e nos mostrou seus personagens em meio a seus conflitos vividos nos grandes centros do Império Russo. Para evidenciar a importância da cidade como estratégia narrativa nas obras do famoso escritor russo, foi analisada a obra Crime e Castigo, história que se passa em São Petersburgo do século XIX, cidade na qual o protagonista, Raskólnikov, vai aprofundando em suas teorias e se “afundando” em seus pensamentos e culpas. O movimento regular da cidade bem como o vagar de Raskólnikov pelas ruas misturam-se, em uma narrativa que evidencia tanto o dilema do protagonista quanto a diversidade de pessoas que caminham por São Petersburgo, cada uma com seus dilemas e pensamentos e desconstruções e reconstruções/destruições, modificações que são refletidas nas mudanças diárias da cidade. Dessa forma, este artigo busca evidenciar a tênue linha entre ficção e realidade tão bem trabalhada por Dostoiévski.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloísa Alves Braga, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Graduação em Letras(PUC-MG) e mestrado em Letras pela mesma instituição. Atualmente é Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação (MG). Tem experiência na área de Letras. Atuando principalmente nos seguintes temas:Diabo, Grande sertão: veredas, Mal.

Referências

AMÉRICO, Edelcio. Petersburgo: personagem atuante em Crime e Castigo. In: RUS - Revista de Literatura e Cultura Russa. São Paulo. v. 7, n. 7, jan/jun 2016, p. 49-60 Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rus/article/download/114018/111871> Acesso em: 24 de fev. de 2018.

BAKHTIN, M. Problemáticas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BRUM, Rosemary Fritsch. Uma cidade que se conta: Imigrantes italianos e narrativas no espaço social da cidade de Porto Alegre nos anos 20-30. São Luís: Edufma, 2009.

DELEUZE, G. Cinema 1: a imagem-movimento. Rio de Janeiro: Editora Brasiliense, 1983.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Crime e Castigo [Tradução de Paulo Bezerra]. São Paulo: Editora 34, 2015. FONSECA FILHO, Odomiro Barreiro. A cidade de São Petersburgo na obra do jovem Dostoiévski. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

OLIVEIRA, Suzana Vieltz. Valores da vida e qualidade urbana: o imaginário urbano e a construção das cidades. PNUD – Relatório de desenvolvimento humano, Recife, 2009, p. 1-12.

ROCHA, Rejane. As foras do real: a representação da cidade em “Eles eram muitos cavalos”. Estudos de Literatura Brasileira Contemprânea, n.39, jan/jun 2012, p.107-127.

SCHNAIDERMAN, Boris. Dostoiévski prosa poesia. São Paulo, Perspectiva, 1982.

(Debates)

SENRA, Márcia. A cidade moderna: história, memória e literatura – Paris, Belo Horizonte. Revista Univap. São José dos Campos – SP, v. 17,n.29, ago. 2011. p.62-79

Publicado
21-12-2018
Como Citar
BRAGA, H. A. Cidade e literatura: um encontro com Raskólnikov nas ruas de São Petersburgo. Scripta, v. 22, n. 46, p. 181-192, 21 dez. 2018.