O espaço como caracterização da personagem feminina na obra Atire em Sofia, de Sonia Coutinho
Resumo
A trajetória da narrativa brasileira foi marcada por representações urbanas como espaço de atuação, predominantemente, masculino, ficando legado à mulher o espaço doméstico. Entretanto, na contramão dessa vertente, Sonia Coutinho confere às suas personagens femininas um olhar amplo sobre paisagens, cidades, casas, construindo uma diferenciada representação do urbano. A relação entre a mulher e o espaço nos conduz à compreensão acerca da relevância do meio social para a construção identitária feminina. Sendo assim, este trabalho discute a representação da cidade-personagem, da paisagem e da metáfora do labirinto no romance “Atire em Sofia”, de Sonia Coutinho, como elemento de ruptura com o padrão tradional de representação do urbano e como caracterização da mulher em relação ao espaço em que está inserida.
PALAVRAS-CHAVE: Cidade. Paisagem. Mulher. Labirinto.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BAILEY, Cristina Ferreira – Pinto. Das Janelas e Calçadões: Copacabana na ficção de Sonia Coutinho. Romance Notes. University of North Carolina at Chapel Hill for its Department of Romance Studies. Vol. 49, No. 3, pp. 347-355, 2009.
BAILEY, Cristina Ferreira – Pinto. ―Tales of Two Cities: The Space of the Feminine in Sonia Coutinho‘s Fiction.‖Latin American Urban Cultural Production. Ed. David William Foster. Hispanic Issues On Line 3.1, 2008. Disponível em: <http://spanport.cla.umn.edu/publications/HispanicIssues/pdfs/Ferreira_Pinto_Bai ley.pdf>. Acesso em 03 de março de 2018.
BASSANEZI, Carla. Mulheres dos Anos dourados. In. História das mulheres no Brasil. 7. ed. – São Paulo : Contexto, 2004.
BRANDÃO, Luis Alberto. Teorias do Espaço Literário. São Paulo: Perspectiva, 2013.
BRANDÃO, Paulo Roberto Boqueiro. O imaginário urbano: a cidade do Salvador no final do século XVIII. In. PINHEIRO, DJF., and SILVA, MA. (orgs). Visões imaginárias da cidade da Bahia: diálogos entre a geografia e a literatura. Salvador: EDUFBA, 2004. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/myv39>. Acesso em 25 de fev. de 2018.
CASTRO, Janio Roque de Barros. A cidade na obra Atire em Sofia, de Sonia Coutinho: um olhar geográfico. Textura: Cruz das Almas-BA, ano 2, n.º 2, p. 29-42, Ago./Dez., 2007. Disponível em: <http://www.famam.com.br/revistatextura/PDF-edicoes/edicao-04/002.pdf>. Acesso em 13 de jan. de 2018.
CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
COLLOT, Michel. Pontos de vista sobre a percepção de paisagens (tradução de Denise Grimm). In. NEGREIROS, Carmem. Literatura e Paisagem em diálogo/ Carmem Negreiros; Masé Lemos; Ida Alves. Rio de Janeiro: Edições Makunaima, 2012.
COUTINHO, Sonia. Do Herói Inútil. Salvador: Edições Macunaíma, 1966.
COUTINHO, Sonia. Atire em Sofia. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
COUTINHO, Sonia. Os Venenos de Lucrécia. São Paulo: Ática, 1978.
COUTINHO, Sonia. Nascimento de Uma Mulher. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
COUTINHO, Sonia. Uma Certa Felicidade. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
COUTINHO, Sonia. O jogo de Ifá. São Paulo: Ática, 1980.
COUTINHO, Sonia. O Último Verão de Copacabana. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985.
COUTINHO, Sonia. O Caso de Alice. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
COUTINHO, Sonia. A hora e a Vez do Romance. Interview with Paola Bonelli. LEIA. October 1989. Apud. BAILEY, Cristina Ferreira Pinto. Tales of Two Cities: The Space of the Feminine in Sonia Coutinho‘s Fiction.‖Latin American Urban Cultural Production. Ed. David William Foster. Hispanic Issues On Line 3.1, 2008. disponível em: <http://spanport.cla.umn.edu/publications/HispanicIssues/pdfs/Ferreira_Pinto_Bai ley.pdf>. Acesso em: 03 de março de 2018.
DALCASTAGNÈ, Regina. Sombras da cidade: o espaço na narrativa brasileira contemporânea. Estudos de literatura brasileira contemporânea 21 (Jan-June 2003): 33–53.
FILHO, Ozíris Borges. Espaço e literatura: introdução à topoanálise. ANAIS do XI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC TESSITURAS, INTERAÇÕES, CONVERGÊNCIAS 13 a 17 de julho de 2008 USP – São Paulo, Brasil. Espaço e literatura: introdução à topoanálise. Disponívelem<http://www.abralic.org.br/eventos/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/067/OZIRIS_FILHO.pdf.> Acesso em: 01 de março de 2018.
HEIDEGGER, Martin. Ensaios e Conferências; Tradução de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Marcia Sá Cavalcante Schuback. 5. ed. - Pettrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2008.
LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
LOBO, Luiza. Sonia Coutinho Revisits the City.‖ Latin American Women’s Writing: Feminist Readings in Theory and Crisis. Ed. Anny Brooksbank Jones and Catherine Davies. Oxford, England: Clarendon Press, 1996.163–78. Women Writers in Brazil Today. World Literature Today 61.1 (Winter 1987): 49–54.
LOBO, Luiza. Guia de escritoras da literatura brasileira. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2006.
PATRÍCIO, Rosana Ribeiro. As filhas de Pandora: imagens da mulher na ficção de Sonia Coutinho. Rio de Janeiro: 7 letras; Salvador, BA: FAPESB, 2006.
RUBIM, A. A, C; COUTINHO, S; ALCÂNTARA, P.H. Salvador nos anos 50 e 60: encontros e desencontros com a cultura. Revista de Urbanismo e Arquitetura- RUA. UFBA, 2006.v.7. n.2.
TUAN, Y. F. Espaço e lugar. A perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.
XAVIER, Elódia. Declínio do Patriarcado: a família no imaginário feminino. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1998.
XAVIER, Elódia. A Casa na Ficção de Autoria Feminina. Florianópolis: Mulheres, 2012.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".