O fazer a partir da Imagem: arte-criação em Sylvio da Cunha e Carlos Drummond de Andrade
Resumo
Iniciamos este texto com o diagnóstico de uma inquietação: aquela do olhar quediante da fotografia se interroga a respeito do problema da aparição. Ao longo do trajeto percorrido pelo olhar “leitor” do poeta, que se mostra sensível ao eco das obras alheias, desdobram-se as especulações em torno do que seja uma arte verdadeiramente criadora, num amadurecimento da noção do fazer artístico que passa, necessariamente, pela inteligência do sensível. Diante de tais considerações, interessa-nos voltar a atenção para a emergência, na produção de Drummond pós-45, de um entendimento que concebe a criação artísticaa partir da imagem, em consonância com o diálogo possível que se pode estabelecer com as reflexões em torno da arte criadora - neste caso, fotográfica - então desenvolvidas por Sylvio da Cunha em sua coluna intitulada "Os pássaros do retratista", mantida no suplemento Letras e Artes do jornal A Manhã, a partir de 1947.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. A saudação da infância. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 27 set.1964b. Cad. B, p.1.
ANDRADE, Carlos Drummond de. A tela contemplada. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 10 set. 1950. Cad. 5, p. 1.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Farewell. Posfácio Vagner Camilo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Farewell. Rio de Janeiro: Record, 1996.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Imagens de criação, os marcados. Correio da Manhã, 1958b.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Imagens do espírito. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 23 mar.1958a. Cad. 1, p. 6.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Imagens alheias – Lição de Joubert. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 17 ago.1962. Cad. 1, p. 6.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Imagens alheias – Lição de Joubert. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 5 fev.1964a. Cad. 1, p. 6.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Obra completa. 2. ed. Rio de Janeiro: José Aguilar Editora, 1967.
ANDRADE, Carlos Drummond de. O poeta e a fotografia. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 20 jul. 1947, 2. Seção. p. 1.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Retratos do artista quando menino. Jornal de Letras. Rio de Janeiro, nov. 1949.
ANTELO, Raúl. Uma (outra) pequena história da fotografia: Sylvio da Cunha. História: Questões & Debates. Curitiba, n. 61, p. 45-77, jul./dez. 2014.
ARROYO, Michele Abreu; SOUZA, Françoise Jean de Oliveira (Org.). Fotógrafo Lambe-lambe: retratos do ofício em Belo Horizonte. Belo Horizonte: Fundação Municipal de Cultura, Diretoria de
Patrimônio Cultural, 2011.
BARBOSA, Rita de Cássia. O cotidiano e as máscaras: a crônica de Carlos Drummond de Andrade. 1984. 3. v. Tese. (Doutorado em Literatura Brasileira) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas, Universidade de São Paulo, 1984.
CUNHA, Sylvio da. Os pássaros do retratista. Letras e Artes. Rio de Janeiro, n. 37, p. 10, 6 abr. 1947a.
CUNHA, Sylvio da. Iluminura, gravura e fotografia. Letras e Artes. Rio de Janeiro, n. 44, p. 6, 8 jun. 1947b.
CUNHA, Sylvio da. Quando a fotografia se torna uma arte. Letras e Artes. Rio de Janeiro, n. 47, p. 6, 6 jul. 1947c.
CUNHA, Sylvio da. Antologia. Letras e Artes. Rio de Janeiro, n. 48, p. 6, 20 jul. 1947d.
CUNHA, Sylvio da. A fotografia pura. Letras e Artes. Rio de Janeiro, n. 51, p. 6, 17 ago. 1947e.
CUNHA, Sylvio da. Plástica e fotografia. Letras e Artes. Rio de Janeiro, n. 52, p. 6, 24 ago. 1947f.
CUNHA, Sylvio da. Caprichos do olhar. Letras e Artes. Rio de Janeiro, n. 58, p. 8, 14 set. 1947g.
CUNHA, Sylvio da. A arte do retrato. Letras e Artes. Rio de Janeiro, n. 59, p. 8, 21 set. 1947h.
CUNHA, Sylvio da. Fotografias da memória. Letras e Artes. Rio de Janeiro, n. 86, p. 11, 23 maio
DIDI-HUBERMAN, Georges. A Pintura Encarnada. Seguido de A Obra-prima Desconhecida.
Tradução de Osvaldo Fontes Filho e Leila de Aguiar Costa. São Paulo: Escuta, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A semelhança informe: ou o gaio saber visual segundo Georges
Bataille. Tradução de Caio Meira, Fernando Scheibe. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
FONTES FILHO, Osvaldo. Prefácio à edição brasileira. In: DIDI-HUBERMAN, Georges. A Pintura Encarnada. Seguido de A Obra-prima Desconhecida. Tradução Osvaldo Fontes Filho e Leila de
Aguiar Costa. São Paulo: Escuta, 2012. p. 9-17.
GLEDSON, John. Influências e impasses. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. O espírito e a letra: estudos de crítica literária II (1948- 1959).
Organização, introdução e notas de Antonio Arnoni Prado. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
MERQUIOR, José Guilherme. Verso Universo em Drummond. Tradução de Marly de Oliveira. 3.
ed. São Paulo: É Realizações, 2012.
MOLDER, Maria Filomena. Símbolo, Analogia e Afinidade. Lisboa: Edições Vendaval, 2009.
PY, Fernando. Bibliografia comentada de Carlos Drummond de Andrade: 1918-1934. 2. ed., ver.
e aum. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2002.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Tradução de Mônica Costa Netto e organização de Tadeu Capistrano. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SANTIAGO, Silviano. Posfácio. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Farewell. Rio de Janeiro: Record, 1996, p. 105-129.
VALÉRY, Paul. Maus pensamentos & Outros. Tradução de Pedro Sette-Câmara. Belo Horizonte;Veneza: Editora Âyiné, 2016.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".