Se eu digo que emudeci, nada do que eu digo estou dizendo: aspectos do diálogo entre homem e Deus em "Floema", de Hilda Hist
Resumo
Neste artigo analiso as categorias de tempo (SINHA; GÄRDENFORS, 2014) e aspecto (DAHL, 1985), nomeadamente aspectos do pretérito perfeito do indicativo (TRAVAGLIA, 2016; CAMPOS, 1997; CAMPOS, XAVIER, 1991) do presente do indicativo (TRAVAGLIA, 2016), do gerúndio e da perífrase estar + gerúndio (MENDES, 2005), no texto Floema de Hilda Hilst (2003). Nesse texto a autora desenvolve um diálogo entre um homem (Koyo) e um Deus (Haydum), que se materializa à sua frente. À medida que a narrativa avança, o que se observa é a representação da impossibilidade de se estabelecer comunicação direta entre Homem e divindade. Em meio a essa inviabilidade de conversa, ao analisar alguns eventos desse texto como categorias aspectuais (acabadas, não acabadas, cursivas, durativas, perfectivas, imperfectivas), procuro sistematizá-los em momentos específicos, na tentativa de encontrar uma organização textual/discursiva do confronto que ali se apresenta.
Downloads
Referências
BÍBLIA. A Bíblia Sagrada contendo o Velho e Novo Testamento. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Salt Lake City, Utah, EUA, 2015.
CAMPOS, Maria Henriqueta Costa. Tempo, aspecto e modalidade. Estudos de linguística portuguesa. Porto: Porto Editora, 1997.
CAMPOS, Maria Henriqueta Costa; XAVIER, Maria Francisca. Sintaxe e Semântica do Português. Lisboa: Universidade Aberta, 1991.
DAHL, Östen. Tense and Aspect Systems. New York: Basil Blackwell Ltd, 1985.
HILST, Hilda. Fluxo-floema. São Paulo: Globo, 2003.
LEVINSON, Stephen C. Deixis. The Handbook of Pragmatics. Blackwell Publishing, 2004, pp. 97-121.
MENDES, Ronald Beline. Ter + particípio e estar + gerúndio - Aspecto e variação no português. Campinas, SP: [s.n.], 2005.
PÉCORA, Alcir. Nota do organizador. In: Fluxo-floema. São Paulo: Globo, 2003.
PÉCORA, Alcir. Por que ler Hilda Hilst. São Paulo: Globo, 2010.
SINHA, Chris; GÄRDENFORS, Peter. Time, space, and events in language and cognition: a comparative view. Ann. N.Y. Acad. Sci, 2014.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O aspecto verbal no português: a categoria e sua expressão. Uberlândia: EDUFU, 2016.
Copyright (c) 2020 Editora PUC Minas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".