L’enseignement de la littérature et de la langue dans les manuels de FLE des classes d’examens en Algérie

  • Souad Benabbes Université Larbi Ben M'hidi
  • Chibane Rachid
Palavras-chave: portugais

Resumo

Este estudo está alinhado com o trabalho de apreender a questão do ensino de EFD usando textos literários, a fim de melhorar as habilidades linguísticas e interculturais dos alunos argelinos matriculados nas aulas de exame. Mesmo que ninguém duvide da importância da literatura na aprendizagem de línguas como reservatório de conhecimentos linguísticos e culturais, hoje ocupa um lugar limitado com o advento da abordagem comunicativa. Este último dá todo o seu interesse a documentos autênticos e favorece os atos da linguagem em situações comunicativas reais. Dito isto, nossa contribuição examina o uso e o desafio de textos literários em livros didáticos destinados ao ensino da língua francesa nas aulas de exame na Argélia e responderá ao seguinte problema: os textos literários integrados nos livros didáticos do FLE permite melhorar as habilidades comunicativas e linguísticas dos alunos nas aulas de exame?

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABDALLAH-PRETCEILE, Martine, PORCHER, Louis, Éducation et communication interculturelle, Paris : Presses Universitaires de France, coll. L’éducateur, 1996.
AIALA, Renta & DE MELLO Renato. Le texte littéraire en classe de français langue étrangère (FLE), in Revista Letras Raras, N°1, 2015.
ASGARALLY, Issa. L’interculturel ou la guerre. 2005, Port-Louis (Maurice) : Presses du M.S.M.
BESSE, Henri, « Éléments pour une didactique du texte littéraire ». In : Littérature et classe de langue. 19982, Paris : Hatier-Crédif.
BOURDET, Jean-François. Fiction, identité, apprentissage. ELA n° 115, Didier Eruption, p.p. 265-273,1999.
COLLES, Louis. Littérature comparée et reconnaissance interculturelle, Boeck, D., Bruxelles, 1994.
DUFAYS, Jean-Louis., GEMENNE, Louis. & LEDUR, David. Pour une lecture littéraire – Histoire, théories, pistes pour la classe. Bruxelles : De Boeck, Savoirs et pratique, 2005.
SEGUIN Robert. Programmes et Manuels Scolaires. Rapport technique. Paris, Unesco, 1986.
Publicado
08-07-2020
Como Citar
BENABBES, S.; RACHID, C. L’enseignement de la littérature et de la langue dans les manuels de FLE des classes d’examens en Algérie. Scripta, v. 24, n. 50, p. 63-89, 8 jul. 2020.