Tendências da produção científica brasileira na área de Letras sobre letramento acadêmico na formação de professores

  • Elisa Bragança Curi Magalhães de Souza Professora da educação básica em Niterói
  • Jéssica do Nascimento Rodrigues UFF
Palavras-chave: Letramento acadêmico, Letramento docente, Formação de professores, Estado da arte

Resumo

Apesar de decorrer das práticas sociais vivenciadas pelos universitários, o ensino da escrita acadêmica tem sido pouco presente nos cursos de licenciaturas. Isso se reflete na formação desses estudantes e futuros professores, que costumam apresentar lacunas no ler-escrever textos da esfera acadêmica. Considerada ainda a escassez de produções científicas brasileiras acerca desse tema, este estudo busca investigar as principais tendências da produção científica sobre letramento acadêmico na formação de professores na área de Letras, publicadas no banco de teses da CAPES, entre 2013 e 2017, visando mapear os desafios e as contribuições do debate acerca do letramento acadêmico na formação de professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte que considera os trabalhos completos de dissertações e teses publicadas nessa plataforma e desenvolvidas no contexto brasileiro. Nessa investigação, encontraram-se apenas quatro trabalhos publicados sobre o tema na área de Letras, reafirmando a necessidade de investimento em pesquisa para avançar nas imbricações entre letramentos acadêmicos e letramento docente.

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Biografia do Autor

Elisa Bragança Curi Magalhães de Souza, Professora da educação básica em Niterói

Professora da educação básica em Niterói, Mestre em Psicologia Social (UNIVERSO) e graduada em Psicologia (FAMATh) e em Letras/ Literaturas (UFF). Foi bolsista PIBIC de 2018 e 2019, orientada pela Dr.ª Jéssica do Nascimento Rodrigues. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-4513-8519.

Jéssica do Nascimento Rodrigues, UFF

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA) e coordenadora do Programa de Extensão Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA). ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-5859-0571.

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Publicado
08-07-2020
Como Citar
SOUZA, E. B. C. M. DE; RODRIGUES, J. DO N. Tendências da produção científica brasileira na área de Letras sobre letramento acadêmico na formação de professores. Scripta, v. 24, n. 50, p. 257-281, 8 jul. 2020.