Carlos Drummond de Andrade: da cultura impressa às mídias digitais
Resumo
Nas últimas décadas o mundo passou por inúmeras mudanças sociais e epistemológicas provocadas especialmente pelo desenvolvimento tecnológico que transmudou as formas de produção do conhecimento e acesso aos bens de consumo. Os modos de leitura de textos literários também foram influenciados, pois se a leitura até a década de 1980 ancorava-se no livro impresso, jornais e revistas, na atualidade, observa-se uma crescente preferência pela leitura através dos dispositivos digitais como computadores, tablets, smartphones. Os artefatos tecnológicos não apenas modificaram as formas de ler e escrever, como possibilitaram a descoberta da leitura às pessoas distantes das bibliotecas, livrarias ou bancas de revistas. Com a mobilidade promovida pelo ciberespaço, a produção literária nos meios digitais tem ganhado força e vitalidade, ao mesmo tempo em que textos produzidos no impresso passam a migrar para o ambiente virtual. O texto poético acompanha esse movimento, a exemplo da produção poética de Carlos Drummond de Andrade, produzida entre os anos 1920 e 1980, e que tem sido amplamente difundida e acessada através das mídias digitais disponíveis. A proposta desse trabalho é analisar o trânsito da poesia de Drummond, escrita inicialmente no suporte livro, mas que hoje tem ocupado grande espaço, adesão e circulação no ciberespaço, em redes sociais, sites e blogs dedicados ao autor, o que tem garantido não só que sua obra se torne cada vez mais viva e vibrante, como também a atualização de seu público leitor.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. José. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesias. Rio de Janeiro: José Olympio, 1942.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Museu: fantasia? Jornal do Brasil, Caderno B, p.5, 11 de julho de 1972. Disponível em: https://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19720711&printsec=frontpage&hl=pt-BR. Acesso em: 04 jan. 2022.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do mundo. 5. ed. São Paulo: Record, 1998.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Corpo. Rio de Janeiro: Record, 2002.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Autobiografia para uma revista. Confissões de Minas (1944). In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Prosa Seleta. Nova Aguilar, 2003.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.
ANDRADE, Carlos Drummond de. José. Posfácio Júlio Castañon Guimarães. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. Posfácio Eucanaã Ferraz. São Paulo: Companhia da Letras, 2013.
CANAVILHAS, João Messias. Webjornalismo: considerações gerais sobre jornalismo na web. 2001.
CANDIDO, Antonio. A vida ao rés-do-chão. In: A crônica: o gênero, sua fixação e sua transformação no Brasil. Campinas: Ed. UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.
CASTRO, José de Almeida. História do Rádio no Brasil. Disponível em: http://www.abert.org.br. Acesso em: 21 mar. 2020.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Conversações com Jean Lebrun. Tradução de Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial/Ed.UNESP, 1998.
Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/drummond.umpoetadealmaeoficio. Acesso em: 10 dez. 2020
FROTA, Lélia Coelho; SANTIAGO, Silviano. Carlos e Mário: correspondência de Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. Rio de Janeiro: Bem-te-vi Produções Literárias, 2002.
YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Pm3dI6qznms&t=113s>. Acesso em: 10 dez. 2020
YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/results?search_query=jos%C3%A9+drummond>. Acesso em: 10 dez. 2020.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. Tradução de Susana Alexandria São Paulo: Aleph, 2009.
JENKINS, Henry. Invasores do texto: fãs e cultura participativa. Tradução de Érico Assis. Nova Iguaçu/Rio de Janeiro: Marsupial, 2015.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. Tradução São Paulo: Loyola, 2003.
MUNARI, Ana Cláudia; BOCCHESE, Jocelyne; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura e internet. In: Semana de Letras, 9., 2011, Porto Alegre. 70 Anos: A FALE FALA. Anais [...] Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/XISemanaDeLetras/pdf/anamunari.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019.
NETO, Geneton Moraes. Dossiê Drummond. São Paulo: Globo, 2007.
SPALDING, Marcelo. Alice do livro impresso ao e-book: adaptação de Alice no país das maravilhas e de através do espelho para Ipad. Porto Alegre: 2012.
STEINER, George. Linguagem e silêncio: ensaios sobre a crise da palavra. Tradução de Gilda Stuart e Felipe Rajabally. São Paulo: Companhia das Letras, 2002
RODY, Verinha; PONTO, Bira do. Carnaval de 1987: No reino das palavras, Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro: Galeria do samba, 2022. Disponível em: http://www.galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/estacao-primeira-de-mangueira/1987/. Acesso em: 20 nov. 2020.
Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".