Entre Luzes e Refrações: Mário “klaxista” de Andrade

  • GUIMARÃES, A. Rafael Instituto Federal da Bahia (IFBA)
  • Telma Borges da Silva UFMG
Palavras-chave: Mário de Andrade., Revista Klaxon., Literatura Brasileira., Periódicos Modernistas., Crítica., Poesia.

Resumo

Em 1946, ao avaliar a ação dos periódicos modernistas, Antonio Candido destacou que sem as “talentosas erupções das revistas de moços”, responsáveis por “derrubar os fósseis e educar o gosto dos leitores”, seria impossível afirmar que determinado momento de nossa história apresentou “vitalidade literária”. Ao lado de José Aderaldo Castello, acrescentou posteriormente que não haveria como fazer a crônica do Modernismo sem atentar para a importância dessas publicações. Tendo como base a Revista Klaxon: Mensário de Arte Moderna (1922-1923), primeiro período modernista lançado no Brasil, logo após a realização da Semana de Arte Moderna, este artigo pretende coligir, selecionar e discutir os textos de crítica e de criação literária de Mário de Andrade a fim de analisar as constâncias e transformações na construção do projeto modernista, partindo do espaço de “sociabilidade intelectual” desta revista considerada pelos modernistas como “filho primogênito da Semana”.

PALAVRAS-CHAVE: Mário de Andrade. Revista Klaxon. Crítica. Poesia. Literatura e Sociedade.

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Biografia do Autor

GUIMARÃES, A. Rafael, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (2018), com tese sobre as revistas e jornais publicados na década de 1920, em São Paulo. Mestre em Letras/Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros (2013), com dissertação sobre a primeira revista modernista brasileira. Graduado em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (2011). É professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no campus Euclides da Cunha. Atua principalmente nos seguintes temas: Modernismo; Periódicos Modernistas; Regionalismo; Folclore Brasileiro; Mário de Andrade; Tradição e Modernidade; Crítica Literária; Literatura e Sociedade; Literatura e História; Poesia e Autobiografia.

Telma Borges da Silva, UFMG

Possui graduação em Letras (1994), mestrado Teoria da Literatura (Uma arqueologia para Cesário Verde - 2000) e doutorado em Letras (A escrita bastarda de Salman Rushdie - 2006) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. É autora do livro A escrita bastarda de Salman Rushdie, publicado em 2011 pela Annablume, resultado de seu doutorado. Atualmente é professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da UFMG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Literatura, Literatura Portuguesa,Teoria Literária e Literatura comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Letramento Literário, Guimarães Rosa, Salman Rushdie, Literatura Brasileira contemporânea: Conceição Evaristo, Milton Hatoum e Ronaldo Correia de Brito.Teoria da Literatura, Memória, Identidade, Relações Étnico-Raciais na Literatura, Gênero e Alteridade.

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Publicado
11-01-2022
Como Citar
GUIMARÃES, A. R.; SILVA, T. B. DA. Entre Luzes e Refrações: Mário “klaxista” de Andrade. Scripta, v. 25, n. 55, p. 151-182, 11 jan. 2022.