Cecília Meireles, uma lírica no auge do modernismo

  • Ana Amélia Neubern Batista dos Reis IFNMG
Palavras-chave: Cecília Meireles, Índia, Modernismo Brasileiro

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre aspectos da obra Cecília Meireles e o diálogo que ela estabeleceu com a Índia. Também, pretende-se mostrar como as relações da autora com a tradição hindu contribuíram para a formação do pensamento ceciliano expresso em sua obra. Essa relação, tanto com a tradição indiana como com a modernidade da Índia – representadas pelas figuras de Gandhi e Tagore–, pode apontar para outras bases de formação do movimento modernista brasileiro, o qual, até nossos dias, é fundamentalmente embasado nas ideias de Mário e Oswald de Andrade. Visando a ampliar a mirada para o modernismo brasileiro, abordando-o de forma múltipla, apresenta-se um ponto de inflexão para pensarmos no modernismo de forma mais alargada e diversa. Tal ponto de inflexão utilizado neste texto para desenvolver as reflexões propostas é o curso de literatura “Técnica e Crítica Literárias”, que Cecília Meireles ministrou em 1937, não publicado até o momento, por meio do qual é possível perceber como o pensamento ceciliano dialoga com as tradições antigas e estabelece relações descomplicadas com essas tradições (especialmente com a da Índia). Portanto, a obra de Cecília Meireles pode representar uma grande contribuição para repensar o modernismo no Brasil.

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Biografia do Autor

Ana Amélia Neubern Batista dos Reis, IFNMG

Doutora em Estudos Literários pela UFMG (2019). Professora temporária do Instituto Federal do Norte de Minas – campus Pirapora. Orcid: 0000-0002-3704-1469.

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Publicado
11-01-2022
Como Citar
REIS, A. A. N. B. DOS. Cecília Meireles, uma lírica no auge do modernismo. Scripta, v. 25, n. 55, p. 247-278, 11 jan. 2022.