Meandros psíquicos do aviltamento: resenha de "Degeneração", de Fernando Bonassi

  • Pedro Barbosa Rudge Furtado Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
Palavras-chave: Romance brasileiro contemporâneo, Fernando Bonassi, Representação psíquica, Aviltamento

Resumo

Fitamos, nesta breve resenha, salientar os afetos destrutivos representados por meio dos meandro psíquicos do protagonista de Degeneração (2021), romance de Fernando Bonassi. No decurso do intenso processo de aviltamento de si e do outro pela personagem principal, o prazer pode tão somente ser encontrado na ruína. Embasamos nossa análise interpretativa em ideias provindas da psicanálise. De forte acento social, a narrativa de Bonassi expande a sua valência justamente ao deslocar-se para a representação psicológica da ira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Barbosa Rudge Furtado, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Alcançou o título de Mestre em Estudos Literários na Unesp, no ano de 2017, com a dissertação Rememoração em Graciliano Ramos: do romance à autobiografia. Possuiu, e ainda possui, financiamento da Capes. Está cursando o doutorado na mesma instituição. Especialista em crítica da narrativa e teoria literária. Concentra-se no estudo da Literatura Brasileira, principalmente da prosa do decênio de 30 e da literatura contemporânea, mediante a noção de crítica integradora. É autor de artigos que versam sobre Graciliano Ramos e Jorge de Lima, além de trabalhos teórico-críticos, principalmente. Publicou, ainda, resenhas literárias em revistas acadêmicas e escritos em anais de congressos. Participa de dois grupos de pesquisa: GEN (Grupo de Estudos da Narrativa) e Diálogos Literários e é, atualmente, professor substituto de "Críticas Literárias" no curso de Letras da UNESP de Araraquara.

Referências

BONASSI, Fernando. Degeneração. Rio de Janeiro: Record, 2021.

DUNKER, Christian Ingo Lenz. Sobre a compreensão psicanalítica da paranoia. Revista Mental. Barbacena, v. 1, n. 1, 2003.

KANCYPER, Luis. Ressentimento terminável e interminável: psicanálise e literatura. Tradução de Emiliano Brito Rossi. São Paulo: Blucher, 2018.

LACAN, Jacques. O seminário: Livro 20: mais, ainda. Tradução de M. D. Magno. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

Publicado
28-02-2023
Como Citar
Furtado, P. B. R. (2023). Meandros psíquicos do aviltamento: resenha de "Degeneração", de Fernando Bonassi. Scripta, 26(58), 307-312. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n58p307-312