Vanguardas artísticas latino-americanas: modernidade, utopia e desolação

  • Emerson Pereti Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Palavras-chave: América Latina, Vanguardas artísticas, Construção simbólica de nação

Resumo

Neste artigo são tecidas algumas considerações sobre a incursão das vanguardas artísticas do início do século XX nos sistemas culturais latino-americanos. Por meio do diálogo crítico com autores como Ángel Rama, Jorge Schwartz, Antonio Candido, José Carlos Mariátegui, entre outros, o estudo enfoca, sobretudo, as relações entre colonialidade, representação literária e singularidade cultural para analisar algumas questões referentes aos diferentes projetos de construção simbólica de nação da época. Em meio ao rápido processo de modernização que a região atravessava, muitos vanguardistas latino-americanos, em contato com os ismos europeus, proclamaram a ideia do “novo”, muitas vezes à procura de expedientes estéticos e linguísticos que pudessem enfim descrever, concisamente, as ditas singularidades nacionais.  Essa espécie de utopia artística se deparou, por um lado, com a resistência de um regionalismo que, advindo do romantismo-costumbrismo, julgava-se mantenedor das tradições que expressavam essas próprias singularidades. Por outro lado, teve que enfrentar suas próprias contradições, ao encontrar-se, desolada, frente às agruras sociais e econômicas que também identificavam, precisamente, essas nações. Tais conflitos, exemplos de uma ambígua condição intelectual e artística, marcaram significativamente as literaturas latino-americanas, gerando, a sua vez, apuradas formas de interpretação e representação artística da cruenta realidade que têm, historicamente, compartilhado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca: escritos efêmeros sobre arte, cultura e literatura. Trad. de Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

ANDRADE, Oswald de. Manifesto da poesia Pau-brasil e Manifesto Antropófago. In: Do Pau-Brasil à antropofagia e às utopias. Manifestos, teses de concurso e ensaios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/MEC, 1972.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Nacional, 1967.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Subdesenvolvimento. In: América Latina em sua Literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. José Reginaldo Santos Gonçalves (org.). Trad. de Patrícia Farias. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002.

CORNEJO-POLAR, Antonio. Escribir en el aire: ensayo sobre la heterogeneidad sociocultural en las literaturas andinas. Centro de Estudios Literarios "Antonio Cornejo Polar" (CELACP), 2003.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. RJ: Lexikon. Editora Digital, 2007.

FREYRE, Gilberto. Manifesto Regionalista. 7ª edição revista e aumentada. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 1996.

JITRIK, Noé. Las dos tentaciones de la vanguardia. In: PIZARRO, Ana (org.). América Latina: Palavra, Literatura e Cultura. São Paulo: Memorial; Campinas: UNICAMP, 1993.

LIENHARD, Martin. La voz y su huella: estructura y conflicto etnico-social en America Latina (1492-1988). La Habana: Casa de las Americas, 1990.

MARIÁTEGUI, José Carlos. Siete Ensayos de Interpretación de la Realidad Peruana. Editora Amauta S.A., Lima, Peru: 1996.

MIGNOLO, Walter D. Decires fuera de lugar: sujetos dicentes, roles sociales y formas de inscripción. Revista de crítica literaria latinoamericana. Latinoamericana editores, año XXI, n. 41, Lima – Perú, Berkeley – USA. 1er semestre, 1995.

PERETI, Emerson. El Señor Presidente: transculturação narrativa e construção simbólica da nação. Dissertação de Mestrado. Disponível em: <https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/24110/El%20Seor%20Presidente_%20Transculturacao%20narrativa%20e%20construcao%20simbolica%20da%20nacao.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 27 out. 2021.

PERETI, Emerson. MACHADO, Rodrigo Vasconcelos. Da esperança mítica de Hombres de maíz à sexualidade infértil de Mulata de tal: construção e destruição simbólica da nação. Revista todas as letras (MACKENZIE.Online), v. 14, p. 227-238, 2012.

PIZARRO, Ana. Vanguardia y modernidad en el discurso cultural. In: PIZARRO, Ana (org.). América Latina: Palavra, Literatura e Cultura. São Paulo: Memorial; Campinas: UNICAMP, 1993.

RAMA, Ángel. Literatura e cultura na América Latina. Flávio Aguiar e Sandra Guardini T. Vasconcelos (orgs.). Trad. de Raquel la Corte dos Santos, Elza Gasparotto. São Paulo: Editora da universidade de São Paulo, 2001.

SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina. Trad. de Sérgio Alcides. 5ª edição. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

SCHWARTZ, Jorge. Vanguardas Latino-americanas – Polêmicas, Manifestos e Textos Críticos. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo, Edusp, Iluminuras, FAPESP, 2008.

SOMMER, Doris. Ficciones fundacionales: las novelas nacionales de América Latina. Bogotá: Fondo de Cultura Económica, 2004.

SUBIRATS, Eduardo. Una última visión del paraíso: ensayos sobre media, vanguardia y la destrucción de culturas en América Latina. México: Fondo de Cultura Económica, 2004.

VERANI, Hugo J. Estrategias de la vanguardia. PIZARRO, Ana (org.). América Latina: Palavra, Literatura e Cultura. São Paulo: Memorial; Campinas: UNICAMP, 1993.

Publicado
28-02-2023
Como Citar
Pereti, E. (2023). Vanguardas artísticas latino-americanas: modernidade, utopia e desolação. Scripta, 26(58), 146-170. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n58p146-170
Seção
Dossiê temático: Literatura e outras mídias