O traço e a troça: o riso como metáfora da Semana de Arte Moderna
Resumo
A Semana de Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922, em São Paulo, continua sendo referência para reflexões estéticas e para a crítica de arte do Brasil, passados cem anos do evento. Podemos considerar o evento como uma espécie de discurso fundador do movimento modernista brasileiro, pois mesmo que identifiquemos diferentes leituras da modernidade e diferentes modernismos, e ainda que reconheçamos o caráter excludente e pouco representativo da arte nacional ali exposta, a data ficou marcada como o início do processo de atualização da arte brasileira. Consideramos como efeito imediato do festival a estratégia do escândalo e o discurso radical de ruptura com o passado e a forte presença do humor, que passa a ser a linguagem com a qual se tentou outros caminhos, para nossa expressão artística.
Downloads
Referências
ANDRADE, Oswald. Pau-Brasil. 1 ed. São Paulo: Globo, 1990.
BOAVENTURA, Maria Eugenia. Vanguarda antropofágica. São Paulo: Editora Ática, 1985.
CRITCHLEY, Simon. On Humour. London, New York : Routledge, 2002.
CAMPOS, Haroldo. Uma poética da radicalidade. In: ANDRADE, Oswald. Pau-Brasil. 1. ed. São Paulo: Globo: Secretária de Estado da Cultura, 1990.
FONSECA, Maria Augusta. Ensaio de leitura. In: Por que ler Oswald de Andrade. São Paulo: Globo, 2008, p. 44 – 134.
BERGSON, Henri. O Riso. Ensaio sobre a significação do cômico. Lisboa: Relógio D’Água, 1991.
GÊNESE, Andrade (org.). Modernismos. 1922-2022.
LAFETÁ, João Luiz. Modernismo: projeto estético e ideológico. In: 1930: a crítica e o Modernismo. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.
WISNIK, José Miguel. O coro dos contrários- A música em torno da Semana de 22. São Paulo: Duas Cidades, 1983.
PRADO, Paulo. Poesia Pau-Brasil. In: ANDRADE, Oswald. Pau-Brasil. 1. ed. São Paulo: Globo: Secretária de Estado da Cultura, 1990, p. 57 – 60.
SOUZA, Claudia Cruz de. O Jornalismo e a crítica da Semana de 22. In: Jornalismo e apreciação de arte. Revista PJ:Br – Jornalismo Brasileiro, Ed. 06, 1 sem. 2006. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/pjbr/arquivos/artigos6_b.htm#:~:text=As%20cr%C3%ADticas%2C%20as%20vaias%20e,l%C3%A1%20os%20acontecimentos%20estavam%20ainda. Acesso: 28 de outubro de 2022.
Thalassa, Ângela. Correio Paulistano: o primeiro diário de São Paulo e a cobertura da Semana de Arte Moderna - O jornal que não ladra, não cacareja e não morde.. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".