Graciliano Ramos e aspectos da estética modernista

  • Suely Corvacho Instituto Federal de São Paulo
Palavras-chave: Graciliano Ramos, Caetés, Marino Faliero, Intermidialidade, Ironia

Resumo

O artigo defende que Graciliano Ramos, ainda que crítico em relação à Semana de Arte Moderna de 1922, acompanha e adota novidades estéticas de seu tempo. Seu primeiro romance, Caetés, apresenta indícios de modernidade: a mise en abyme e o jogo intermidiático com a participação do leitor. A mise en abyme é a principal responsável pelos efeitos irônicos do livro, e o jogo intermidiático, uma de suas estratégias. No romance, o protagonista depara-se com um quadro cujo assunto desconhece; trata-se de Marino Faliero, tema que, no Brasil, vem enlaçado com a antropofagia. Comparando o tema e a vida do protagonista, o leitor encontra vários pontos de contato, mas “apequenados” em Caetés, o que provoca efeitos irônicos. Os resultados da análise – a radicalização da mise en abyme, a participação do leitor no jogo intermidiático e a metaforização da antropofagia – são interpretados sob a perspectiva de Antonio Candido, em seu ensaio “Literatura e subdesenvolvimento”, para quem algumas obras brasileiras afinam “os instrumentos recebidos” dos países centrais.  

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Publicado
28-02-2023
Como Citar
CORVACHO, S. Graciliano Ramos e aspectos da estética modernista. Scripta, v. 26, n. 58, p. 54-78, 28 fev. 2023.
Seção
Dossiê temático: Literatura e outras mídias