Sonhar, ousar e esperançar:
a construção de inéditos viáveis em uma escola bilíngue pública
Resumo
Conscientes das situações-limites que vivenciamos em nosso país, como a desigualdade de oportunidades e o neoliberalismo que rege nossos processos educacionais, neste texto, sonhamos, ousamos e esperançamos ao discutir nossa visão de educação bi/multilíngue intercultural crítica e comprometida com a justiça social para a criação de inéditos viáveis (FREIRE, 1987; 1992) que desafiem a estrutura atual. Amparadas no conceito de inédito viável (FREIRE, 1987; 1992) e na noção de interculturalidade (CANDAU, 2008; FORNET-BETANCOUT, 2001; 2004), exemplificamos nossa visão por meio da análise de atividades temáticas do material Global Kids. Apontamos que a escolha intencional de histórias infantis que visam a superação do daltonismo cultural, propagado pelo caráter monocultural de nossas escolas, tem a potencialidade de promover o acesso a outras narrativas e discursos para a formação de sujeitos agentivos, responsivos e mais solidários.
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