Sonhar, ousar e esperançar:

a construção de inéditos viáveis em uma escola bilíngue pública

Palavras-chave: interculturalidade, educação bi/multilíngue, inédito viável

Resumo

Conscientes das situações-limites que vivenciamos em nosso país, como a desigualdade de oportunidades e o neoliberalismo que rege nossos processos educacionais, neste texto, sonhamos, ousamos e esperançamos ao discutir nossa visão de educação bi/multilíngue intercultural crítica e comprometida com a justiça social para a criação de inéditos viáveis (FREIRE, 1987; 1992) que desafiem a estrutura  atual. Amparadas no conceito de inédito viável (FREIRE, 1987; 1992) e na noção de interculturalidade (CANDAU, 2008; FORNET-BETANCOUT, 2001; 2004), exemplificamos nossa visão por meio da análise de atividades temáticas do material Global Kids. Apontamos que a escolha intencional de histórias infantis que visam a superação do daltonismo cultural, propagado pelo caráter monocultural de nossas escolas, tem a potencialidade de promover o acesso a outras narrativas e discursos para a formação de sujeitos agentivos, responsivos e mais solidários. 

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Biografia do Autor

Antonieta Megale, Unifesp

Formada em comunicação social e pedagogia. Mestre em linguística aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em linguística aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio doutoral na Universidade de Viadrina (Alemanha). Realiza estágio de pós-doutoramento em Linguística Aplicada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professora na pós-graduação do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É membro do Grupo de Estudos em Educação Bí/multilíngue (GEEB) da PUC/SP. Atua também como assessora na área de linguagens em instituições de educação básica.

Michele El Kadri, Universidade Estadual de Londrina

Michele Salles El Kadri possui Pós-Doutorado em Educação(UFES) e em Linguística Aplicada (UNICAMP). É Doutora e Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora Associada da UEL e professora permanente no Programa de Pós Graduação em Educação (PPEDU), em Estudos da Linguagem (PPGEL) e no Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas. 

Vivian Saviolli , Universidade Estadual de Londrina

Vivian Bergantini Saviolli é Mestre em Educação pela UEL (PPEDU-UEL) e Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (PPGEL-UEL). É Bolsista da CAPES.

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Publicado
21-12-2023
Como Citar
MEGALE, A.; KADRI, M. E.; SAVIOLLI , V. Sonhar, ousar e esperançar:. Scripta, v. 27, n. 60, p. 36-64, 21 dez. 2023.
Seção
Eixo I. Políticas multilíngues, relações interculturais e formação