Arte moderna, arte impura: a Semana de 22 e as mídias

  • Marcio de Vasconcelos Serelle PUC Minas
  • Vera Lúcia Follain de Figueiredo PUC Rio
Palavras-chave: Editorial

Resumo

Este dossiê propôs que pesquisadores abordassem, por ocasião da efeméride, relações entre a literatura e outras mídias na Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, e nas reverberações culturais dela ao longo dos últimos 100 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio de Vasconcelos Serelle, PUC Minas

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (PUC Minas). Pesquisador do CNPq. Doutor em História e Teoria Literária pela Unicamp. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Comunicação Social da PUC Minas. Foi professor visitante na Universidade de Queensland, Austrália. ORCID: 0000-0003-0142-6938.

Vera Lúcia Follain de Figueiredo, PUC Rio

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Pesquisadora do CNPq. Doutora em Letras, professora do Departamento de Comunicação Social e do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É autora, dentre outros trabalhos, dos livros: A ficção equilibrista: narrativa, cotidiano e política, Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema, Os crimes do texto: Rubem Fonseca e a ficção contemporânea e Da profecia ao labirinto: imagens da história na ficção latino-americana. ORCID: 0000-0001-6124-5464.

Referências

ANDRADE, Oswald de. O triunfo de uma revolução. In: BOAVENTURA, Maria Eugênia. 22 por 22: A semana de arte moderna vista por seus contemporâneos. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2000. p. 49-52.

AVELLAR, José Carlos. O chão da palavra. Cinema e literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

BASUALDO, Carlos. Vanguarda, cultura popular e indústria cultural no Brasil. In: BASUALDO, Carlos. (org.). Tropicália. Uma revolução na cultura brasileira. São Paulo: Cosac Naif, 2007. p. 11-28.

BENTES, Ivana. Multitropicalismo, cine-sensação e dispositivos teóricos. In: BASUALDO, Carlos. (org.). Tropicália. Uma revolução na cultura brasileira. São Paulo: Cosac Naif, 2007. p. 99-128.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196.

CALIL, Carlos Augusto. Foto tida como ícone da Semana de 1922 foi feita em 1924. Folha de S. Paulo. São Paulo, 2019. Ilustríssima.Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2019/10/foto-tida-como-icone-da-semana-de-1922-foi-feita-em-1924.shtml>. Acesso em: 06 fev. 2023.

CONFERÊNCIA MAGNA: Modernismo e Cinema XAVIER, Ismail. Aula Magna Fapesp: Modernismo e Cinema. In: CEM anos da Semana de Arte Moderna: pesquisa, arte e literatura. Agência FAPESP. [S.l.], 16. fev. 2022. 1 vídeo (3h51min10s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=d-j-Cu0s6-k>. Acesso em: 06 fev. 2023. (Início a partir de 2h35min).

CORRÊA, José Celso Martinez. O rei da vela: manifesto do oficina. In: BASUALDO, Carlos. (org.). Tropicália. Uma revolução na cultura brasileira. São Paulo: Cosac Naif, 2007. p. 233-235.

CORREIO Paulistano. Semana de Arte Moderna. In: BOAVENTURA, Maria Eugênia. 22 por 22: A semana de arte moderna vista por seus contemporâneos. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2000. p. 429-434.

NAGIB, Lúcia. Antropofagia e Intermidialidade: usos da literatura colonial no cinema modernista brasileiro. Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 6, n. 1. 2017, p. 1-20.

RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e remediação: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs. Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e estudos interartes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 15-45.

STERZI, Eduardo. Saudades do mundo. São Paulo: Todavia, 2022.

SUSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de letras. Literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Publicado
28-02-2023
Como Citar
Serelle, M. de V., & Figueiredo, V. L. F. de. (2023). Arte moderna, arte impura: a Semana de 22 e as mídias. Scripta, 26(58), 9-17. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n58p9-17

Most read articles by the same author(s)