Arte moderna, arte impura: a Semana de 22 e as mídias
Resumo
Este dossiê propôs que pesquisadores abordassem, por ocasião da efeméride, relações entre a literatura e outras mídias na Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, e nas reverberações culturais dela ao longo dos últimos 100 anos.
Downloads
Referências
ANDRADE, Oswald de. O triunfo de uma revolução. In: BOAVENTURA, Maria Eugênia. 22 por 22: A semana de arte moderna vista por seus contemporâneos. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2000. p. 49-52.
AVELLAR, José Carlos. O chão da palavra. Cinema e literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
BASUALDO, Carlos. Vanguarda, cultura popular e indústria cultural no Brasil. In: BASUALDO, Carlos. (org.). Tropicália. Uma revolução na cultura brasileira. São Paulo: Cosac Naif, 2007. p. 11-28.
BENTES, Ivana. Multitropicalismo, cine-sensação e dispositivos teóricos. In: BASUALDO, Carlos. (org.). Tropicália. Uma revolução na cultura brasileira. São Paulo: Cosac Naif, 2007. p. 99-128.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196.
CALIL, Carlos Augusto. Foto tida como ícone da Semana de 1922 foi feita em 1924. Folha de S. Paulo. São Paulo, 2019. Ilustríssima.Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2019/10/foto-tida-como-icone-da-semana-de-1922-foi-feita-em-1924.shtml>. Acesso em: 06 fev. 2023.
CONFERÊNCIA MAGNA: Modernismo e Cinema XAVIER, Ismail. Aula Magna Fapesp: Modernismo e Cinema. In: CEM anos da Semana de Arte Moderna: pesquisa, arte e literatura. Agência FAPESP. [S.l.], 16. fev. 2022. 1 vídeo (3h51min10s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=d-j-Cu0s6-k>. Acesso em: 06 fev. 2023. (Início a partir de 2h35min).
CORRÊA, José Celso Martinez. O rei da vela: manifesto do oficina. In: BASUALDO, Carlos. (org.). Tropicália. Uma revolução na cultura brasileira. São Paulo: Cosac Naif, 2007. p. 233-235.
CORREIO Paulistano. Semana de Arte Moderna. In: BOAVENTURA, Maria Eugênia. 22 por 22: A semana de arte moderna vista por seus contemporâneos. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2000. p. 429-434.
NAGIB, Lúcia. Antropofagia e Intermidialidade: usos da literatura colonial no cinema modernista brasileiro. Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 6, n. 1. 2017, p. 1-20.
RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e remediação: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs. Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e estudos interartes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 15-45.
STERZI, Eduardo. Saudades do mundo. São Paulo: Todavia, 2022.
SUSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de letras. Literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".