Análise de livros didáticos para ensino de PLAc à luz de ficha para avaliação

Palavras-chave: política linguística, português como língua de acolhimento, material didático, ficha de avaliação de material didático

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma ficha para a avaliação de materiais didáticos que visam ao ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) e refletir sobre a necessidade de se pensar critérios adequados que orientem a produção de livros didáticos dessa natureza. Partindo da compreensão de que materiais didáticos são instrumentos de política linguística (BIZON; DINIZ, 2019), acreditamos que o uso de uma ficha de avaliação poderá contribuir para: destacar e comparar com maior assertividade os aspectos positivos de diferentes materiais; problematizar aspectos a serem potencializados pelo professor em sua prática efetiva; lançar um olhar crítico para atividades/práticas que ecoam visões de mundo totalizantes e dicotômicas; e, consequentemente, aprofundar a discussão sobre parâmetros didático-pedagógicos  implicados no ensino-aprendizagem de PLAc. Para análise ilustrativa, à luz da ficha de avaliação proposta, avaliamos uma unidade do livro Me virando no dia a dia, da Coleção Vamos juntos(as)! Curso de Português como Língua de Acolhimento (DINIZ; BIZON; RUANO, 2021).

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Referências

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Publicado
21-12-2023
Como Citar
Andrade, D. M. (2023). Análise de livros didáticos para ensino de PLAc à luz de ficha para avaliação. Scripta, 27(60), 278-310. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n60p278-310
Seção
Eixo II. Práticas de ensino e aprendizagem