Reflections and Proposals on Portuguese as a Welcoming Language ‘for’ and ‘with’ international migrant children in Brazil

Palavras-chave: didactic sequence, storytelling, linguistic education

Resumo

No Brasil, o influxo de migrantes aumentou nos últimos anos, tornando nossa sociedade ainda mais diversa e multicultural. Como resultado, há uma crescente necessidade de ensino de língua para crianças migrantes internacionais que podem não ter conhecimento prévio de português. Nesse contexto, o português pode ser visto como uma Língua de Acolhimento (PLAc), que pode possibilitar às crianças migrantes o acesso à educação, cidadania e a outras oportunidades. No entanto, ensinar e aprender PLAc também apresenta desafios, que incluem a falta de recursos e educadores capacitados, bem como a necessidade de levar em conta os diversos antecedentes linguísticos e culturais dessas crianças. Considerando esse cenário, o objetivo deste trabalho é refletir sobre o ensino e aprendizagem do PLAc “para” e “com” crianças migrantes internacionais no Brasil. Pretendemos oferecer insights sobre os desafios e oportunidades associados a esse processo, bem como oferecer algumas reflexões e sugestões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Reichert Assunção Tonelli, Universidade Estadual de Londrina

Master’s degree (2005) and PhD (2012) in Language Studies from the Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor in the English Language Course and in Postgraduate Programs (stricto sensu) at UEL.

Helena Vitalina Selbach, Universidade Federal de Pelotas

Professora adjunta no Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. É doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela mesma universidade (2000) e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Franciscana (2017). 

Referências

BLAND, J. Learning through literature. In: GARTON, S.; COPLAND, F. (Orgs.). The Routledge Handbook of Teaching English to Young Learners. Routledge, 2019. p. 269-287.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998a.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998b.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
CAMERON, L. Teaching Languages to Young Learners. Cambridge University Press, 2001.
CÁTEDRA SÉRGIO VIEIRA DE MELO. Annual Report 2022. UNHCR; ACNUR: Agência da ONU para Refugiados. Available at: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2022/09/De-Mello-Chairs-Annual-Report-2022.pdf. Access on 27 Apr. 2023.
DOLZ, J. (Orgs.) Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 41-70.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHENEUWLY, B. Sequência Didática para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHENEUWLY, B. e DOLZ, J. (Orgs.) Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.
DOLZ, J.; PASQUIER, A.; BRONCKART, J. P. L’acquisition des discours: émergence d’une compétence ou apprentissage de capacités langagières? Études de Linguistique Appliquée, n. 102, p. 23-37, 1993. Available at https://archive-ouverte.unige.ch/unige:37333. Access on 27 Apr. 2023.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência francófona. In: SCHENEUWLY, B. e
FERREIRA, L., C.; PERNA, C.; GUALDA, R.; LEURQUIN, E. V. L. F. Língua de acolhimento: experiências no Brasil e no mundo. Belo Horizonte: Mosaico Produção Editorial, 2019.
FERREIRA, O. H.; TONELLI, J. R. A. (2020). Ampliando horizontes: ensino de inglês para crianças com transtorno do espectro autista. Revista Desenredo, n. 16, v. 3. Available at: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/11449. Access on 27 Apr. 2023.
GARCIA-AZKOAGA, M. G.; ZABALA, J. Multilingüismo e interacción en la escuela. Perspectivas para el análisis de la dimensión comunicativa de la lengua. In: GARCÍA-AZKOAGA, I. M.; ITZIAR, I. (Eds.). Para una ingeniería didáctica de la educación plurilingüe. Bilbao: Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco, 2015. p. 61-78.
HANG-COLEMAN, M.; HANG, B.; PERREIRA-FOYLE, R.; SCHMITT, A. Global Social Justice Perspective in the Superdiverse Classroom. In: LOTHERINGTON, H.; PAIGE, C. (Orgs.) Teaching Young Learners in a Superdiverse World: Multimodal Approaches and Perspectives. New York: Routledge, 2018, p. 77-99.
KAWACHI-FURLAN, C. J.; ROSA, M. M. Mitologia do ensino- aprendizagem de inglês para crianças. Revista Estudos em Letras, Cassilândia, v. 1, n. 1, jul. – dez, p. 21- 34, 2020. Available at: https://periodicosonline.uems.br/index.php/estudosletras/article/view/5940. Access on 27 Apr. 2023.
LOPEZ, A. P. de A. Portuguese as a Welcoming Language for forcibly displaced immigrants in Brazil: some principles for teaching in light of Interculturality. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n. 2, p. 389-416, 2018. Available at: https://www.scielo.br/j/rbla/a/7ZgjSBjFBnZDw3HCDkYdP9F/?lang=en#. Access on 27 Apr. 2023.
MAGIOLO, G. M. Sequência didática do gênero história infantil: educação linguística em língua inglesa na infância e sensibilização às diferenças. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
MALTA, L. S. Além do que se vê: educação crítica e letramentos, formação de professores e prática docente no ensino de inglês para crianças de 2 a 5 anos. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
McCAFFREY, M. (2015). Book Review: The Name Jar, Yangsook Choi. WOW Review. Available at: https://repository.arizona.edu/bitstream/handle/10150/658379/WOW-Review-Vol_VII-Issue-4-18_19_w.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Access on 27 Apr. 2023.
RAO, I. A. Sequência didática do gênero poesia: diálogos com multimodalidade e educação linguística em língua inglesa com crianças. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
RIBEIRO, S. B. C. Acolhimento intercultural e ensino de português como língua adicional nas escolas municipais de Foz do Iguaçu. Domínios de Lingu@gem, v. 12, n. 2, p. 940-973, 2018. Available at: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40327. Access on 27 Apr. 2023.
SECCATO, M. G.; TONELLI, J. R. A.; SELBACH, H. V. A panorama of the teaching of additional languages to children in Brazil. Revista Letra Magna, v. 18, n. 29, p. 34-46, 2022. Available at: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2051/1261. Access on 27 Apr. 2023.
SELBACH, H. V. Do ideal ao possível: The Crazy Car Story – Um relato interpretativo de um projeto em língua inglesa na Educação Infantil. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
TONELLI, J. R. A. Histórias Infantis no ensino da Língua Inglesa para crianças. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) — Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
TONELLI, J. R. A.; CORDEIRO, G. S. Refletir sobre as línguas para aprendê-las: uma perspectiva de ensino-aprendizagem de inglês por meio de um gênero textual para (na) educação infantil. Moara, n. 42, p. 45-63, jul./dez. 2014.
Available at: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2055/2390. Access on 27 Apr. 2023.
TONELLI, J. R. A.; KAWACHI-FURLAN, C. J. Perspectivas de professoras de inglês para crianças: (re)planejar, (re)pensar e (trans) formar durante a pandemia (Covid-19). Signo, v. 46, n. 85, p. 83-96. 2021. Available at: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15654. Access on 27 Apr. 2023.
ZAMBRANO, C. E. G. Acolhimento no ar: comunicação popular de/para migrantes venezuelanos em Roraima. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 21, n. 2, p. AG10, 2022. Available at: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/42665/35561. Access on 27 Apr. 2023.
Publicado
21-12-2023
Como Citar
Tonelli, J. R. A., & Selbach, H. V. (2023). Reflections and Proposals on Portuguese as a Welcoming Language ‘for’ and ‘with’ international migrant children in Brazil. Scripta, 27(60), 219-248. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n60p219-248
Seção
Eixo II. Práticas de ensino e aprendizagem