“Education plan for the ground school”:
análise das orientações do ministério da educação alemão para ensino de língua estrangeira
Resumo
O presente artigo está situado no âmbito de questões voltadas para o ensino e a aprendizagem de línguas e seus efeitos na prática de atuação docente. Dessa forma, faz parte de um projeto maior que tem como objetivo analisar a internacionalização da educação básica em relação às políticas públicas para o ensino bilíngue no Brasil. Nesse ínterim, tem por objetivo compreender concepções e orientações do Ministério da Educação da Alemanha para o Ensino de Língua estrangeira para os anos equivalentes aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental brasileiro. Estas orientações guiam as escolas primárias bilíngues aprovadas e direcionam-se, também, para as escolas primárias que tenham a possibilidade de iniciar aulas de língua estrangeira a partir do 1º ano. Os referenciais teóricos utilizados são CECR (2001), Libâneo (2006), Megale (2019), Spinassé (2006) e Souza (2019). Os procedimentos metodológicos e de análise de dados se baseiam em recortes do Quadro Comum Europeu de Ensino de Línguas e do documento do Ministério da Educação Alemão elaborado em parceria com o Ministério da Cultura, Juventude e Esporte do estado de Baden-Wurttemberg para os anos iniciais, intitulado “Education plan for the ground school”. Observou-se que o documento considera três itens: habilidades comunicativas, recursos linguísticos e competências culturais. Outrossim, apesar de haver direcionamentos, no entanto, conclui-se que o referido documento deixa em aberto possibilidades de conteúdo e de metodologia, assinalando apenas a importância de traçar metas para alcançar o aprendizado efetivo das competências e habilidades pelos estudantes.
Downloads
Referências
BREWSTER, Jean; ELLIS, Gall; GIRARD, Denis. Listening and speaking. In: BREWSTER, Jean; ELLIS, Gall; GIRARD, Denis. (Orgs.). The Primary English Teacher’s Guide. Londres: Longman, 2002. p. 98-109.
BRITISH COUNCIL. Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (CEFR). Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/quadro-comum-europeu-de-referencia-para-linguas-cefr acesso em 28 abr. 2023.
CECR. Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas: aprendizagem, ensino e avaliação. Porto: Asa editores, 2001.
LIBÂNEO, Didática. São Paulo: Cortez, 2006.
LIGHTBOWN, Patsy; SPADA, Nina. How Languages are Learned. Nova York: Oxfod University Press EUA, 2013.
MEGALE, Antonieta. Educação bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.
SPINASSÉ, Karen Pup. Os conceitos Língua Materna, Segunda Língua e Língua Estrangeira e os falantes de línguas alóctones minoritárias no Sul do Brasil. Revista Contingentia, v. 01, p. 01-10, nov. 2006.
SOUZA, Renata Condi de. Metodologias para a Educação Bilíngue. In: MEGALE, Antonieta. Educação bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019. p. 43-56.
Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".